O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) esteve representado no 31º Congresso Brasileiro de Microbiologia, realizado remotamente, na última semana. Durante o evento, o professor do Instituto de Ciências da Vida, Fábio Pieri, e a professora Rita Café, da Universidade de São Paulo, foram eleitos coordenadores da área de Ensino da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM), para o biênio 2022-2023.
Para Pieri, o exercício da função na coordenação de Ensino dialoga com sua atuação enquanto docente no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio), da UFJF-GV. “Junto aos orientandos do Profbio, desenvolvo projetos de propostas de intervenção no ensino médio, no ensino de temas relacionados à microbiologia. Estar à frente da área na Sociedade representará um desafio importante, na busca por fortalecer as pesquisas em ensino de microbiologia, que necessitam de uma valorização maior no cenário brasileiro”.
A respeito dos objetivos e propostas de atuação durante o biênio como coordenador, o docente relata: “buscaremos desenvolver seminários periódicos com temáticas aplicadas à docência de microbiologia no ensino básico e superior, e também atuaremos junto à Direção Geral da SBM para buscar uma forma de abrirmos espaços para publicação de artigos em ensino no Brasil, de microbiologia especificamente, ou em parceria com outras sociedades para abrirmos o canal de publicação para outras áreas da biologia, o que poderá se reverter positivamente tanto para os docentes e discentes do Profbio-GV, quanto para o Programa Profbio nacional”. Segundo ele, as propostas são oportunidades de organizar palestras que mostrem formas de transformar o ensino de Biologia, “além de promover crescimento aos professores, compartilhar ferramentas de ensino e desenvolver o conhecimento dos profissionais que lidam diariamente com questões relacionadas à Microbiologia e ao ensino nas escolas”.
Trabalho de mestra do campus GV é destaque em apresentação oral
Além de Pieri, também participou do evento a professora e mestra em Ensino de Biologia pela UFJF-GV, Françoes Soares Silva. O trabalho “Abordagens investigativas no ensino de Microbiologia para a promoção da alfabetização científica dos estudantes de nível médio” foi selecionado entre os cinco melhores trabalhos do país na área de Ensino.
Durante o congresso, Françoes ministrou apresentação oral da pesquisa, realizada com orientação do professor Fábio Pieri, e destacou a importância em ter seu material avaliado: “Sinto-me lisonjeada em ter o meu trabalho reconhecido nacionalmente estando entre os cinco melhores trabalhos da área de ensino no CBM.É muito gratificante ter este trabalho sendo divulgado para tantos outros profissionais, principalmente entre aqueles que atuam na área do ensino. Afinal de contas, possibilitar aos alunos a oportunidade de suavizarem essa desvantagem da ausência de laboratórios, através a realização de abordagens investigativas, e, com isso, ajudá-los a alcançarem a alfabetização científica, é maravilhoso”.
Françoes é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, egressa do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio) e professora na rede pública de Governador Valadares.