Cerimônia foi realizada na prefeitura de Governador Valadares (Foto: Dante Rodrigues)

A professora Nizia Araújo Vieira Almeida, integrante do departamento de Nutrição do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora entre os anos de 2014 e 2021, recebeu homenagem póstuma durante a abertura do evento em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, organizado pela prefeitura de Governador Valadares na última segunda-feira, 18 de outubro.

Márcio dos Santos Almeida destacou atuação social de Nizia (Foto: Dante Rodrigues)

Nizia faleceu em 1 º de janeiro deste ano em decorrência de covid-19. A família de Nízia, representada presencialmente pelo marido Márcio dos Santos Almeida, recebeu das mãos do prefeito André Merlo uma placa em reconhecimento aos relevantes serviços sociais e educacionais prestados por Nízia ao município. “Eu gostaria de pedir aos secretários de Meio Ambiente e Governo que providenciem um projeto de lei para a gente eternizar o nome da Nizia no banco de alimentos do município, se a família assim permitir. É o mínimo que podemos fazer para esta bela pessoa vítima desta pandemia”, destacou Merlo.

Emocionado, Márcio ressaltou o trabalho social desempenhado pela esposa. “Ela gostava de atuar na área social, a vida dela foi voltada para o social. Realmente, ela fazia tudo de coração e sem se preocupar em aparecer. Sempre trabalhou humildemente e com o coração”. O público que participou da cerimônia acompanhou ainda um vídeo com depoimentos de amigos e estudantes da UFJF-GV que tiveram a oportunidade de conviver com Nizia.

Nizia ingressou no corpo docente da UFJF-GV em 2014 (Foto: Dante Rodrigues)

Nizia ingressou no corpo docente do Departamento de Nutrição da UFJF-GV em 2014. Coordenou o curso por dois anos. Representou a universidade no Núcleo de Integração Ensino Serviço (NIES) e atuou em Vigilância Nutricional de grupos populacionais, Formação em Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional e Atenção Básica em Saúde.
Antes, atuou na Secretaria Municipal de Saúde Governador Valadares nos Serviços de Vigilância Sanitária, Vigilância Alimentar e Nutricional/SISVAN e Referência Técnica de Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Departamento de Vigilância em Saúde.