Estão abertas as inscrições para o 7º Seminário de Meio Ambiente e Biossegurança, promovido pelo Grupo de Educação Tutorial (GET) de Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento gratuito conta com a emissão de certificados e acontecerá nesta terça e quarta, dias 19 e 20 de outubro, de forma totalmente on-line. Tendo como tema central “O novo Marco Legal do Saneamento no Brasil”, o evento é destinado a alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária; Gestão Ambiental; Geografia; Biologia; além de professores e funcionários da UFJF. 

Segundo a professora do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF, Renata de Oliveira Pereira, eventos como esse trazem uma oportunidade única de reunir profissionais e estudantes da área ambiental a debaterem temas de alta relevância e impacto no dia a dia da sociedade, como o direito à água, por exemplo.

Embora o direito à água tenha sido considerado direito fundamental pela ONU em 2010, dado que introduz a conjuntura mínima necessária à dignidade humana e os impactos na vida das pessoas, ainda existem muitos desafios a serem alcançados. No que se refere à saúde pública, o tema foi evidenciado, sobretudo, nesse momento pandêmico, dadas as medidas de contenção da transmissão do vírus. Atualmente, no Brasil, cerca de 16% da população ainda não tem acesso à água tratada,

Renata destaca, ainda, que conversar sobre meio ambiente é considerar saúde e qualidade de vida e, por isso, debater acerca do Novo Marco Legal do Saneamento no Brasil é tão importante, já que o seu objetivo é o de estimular investimentos para universalizar o acesso ao saneamento básico no país. Tal discussão é de suma importância dados os impactos sociais, ambientais e econômicos que o saneamento possui

O seminário é realizado em parceria com o Exército Brasileiro, e conta, no total, com três palestras e uma mesa redonda. É possível conferir a programação completa, assim como realizar a inscrição, que vai até o dia 19 de outubro, no Instagram do GET-ESA.