O Programa de Pós-graduação em Química (PPG-Química) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas até 2 de novembro para o ingresso no mestrado e doutorado no primeiro semestre letivo de 2022. No total, são 23 vagas para o mestrado e 13 para o doutorado, sendo que 30% são destinadas às ações afirmativas.

Mestrado

Podem participar do processo seletivo graduados em Química, ou áreas afins, que comprovarem aprovação em exame de proficiência em língua inglesa. No caso de estudantes estrangeiros, é necessário que o graduado comprove aprovação em exame de proficiência em língua portuguesa.

O mestrado contará com uma etapa em seu processo seletivo, sendo ela uma prova escrita. Sua realização se dará presencialmente no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICE) do campus da UFJF, em Juiz de Fora – Minas Gerais. Será garantido o espaçamento mínimo de 1,5m entre os candidatos, respeitando a métrica de 4m quadrados por pessoa dentro das salas em que as provas forem aplicadas. Além disso, haverá o cumprimento dos Protocolos de Biossegurança da UFJF e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

É importante que o candidato saiba que o mestrado tem área de concentração em Química Analítica, com cinco vagas; Química Orgânica, com quatro; Química Inorgânica, com sete; Físico-Química, com seis; e Educação em Química, com uma vaga.

Confira o edital.

Doutorado

Podem participar do processo seletivo detentores do título de Mestrado em Química, ou áreas afins, que comprovarem aprovação em exame de proficiência em língua inglesa. No caso de estudantes estrangeiros, é necessária a comprovação de aprovação em exame de proficiência em língua portuguesa.

O Doutorado contará com três etapas de seleção: aceite de orientação, que tem caráter eliminatório; prova escrita e análise de Currículo Lattes, também com caráter eliminatório; análise do projeto de doutorado, com caráter classificatório, além de eliminatório.

A prova escrita será feita presencialmente no prédio do Instituto de Ciências Exatas (ICE) do campus da UFJF, em Juiz de Fora – Minas Gerais. Será garantido o espaçamento mínimo de 1,5m entre os candidatos, respeitando a métrica de 4m quadrados por pessoa dentro das salas em que as provas forem aplicadas. Além disso, haverá o cumprimento dos Protocolos de Biossegurança da UFJF e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

É importante que o candidato saiba que o Doutorado tem área de concentração em Química, possuindo linhas de pesquisa em cinco áreas, sendo elas: Química Analítica; Química Orgânica; Química Inorgânica; Físico-Química; e Educação em Química.

Confira o edital