O Programa de extensão “Covid Zero: cenário epidemiológico, educação em saúde, assistência e mobilização social para o enfrentamento da pandemia” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inicia nesta terça-feira, dia 14, o cadastramento das escolas da Rede Estadual da Região de Governador Valadares. As instituições de ensino estaduais têm até o dia 24 de setembro para manifestar interesse em participar das ações preventivas do programa.
O coordenador da iniciativa e professor do campus da UFJF em Governador Valadares, Peterson Marco de Oliveira Andrade, explica que o objetivo do chamamento é “oferecer a todas as escolas estaduais da Região Leste de Minas Gerais a oportunidade de ações relacionadas com a promoção à saúde e a prevenção da Covid-19, desenvolvidas por docentes dos departamentos de Ciências Básicas da Vida, Educação Física e Fisioterapia do campus de Governador Valadares”.
O cadastramento das escolas estaduais será realizado exclusivamente pela internet e o formulário de inscrição pode ser acessado neste link.
Seleção de estudantes do Ensino Médio
De acordo com Peterson Andrade, o programa de extensão “Covid Zero” entrará em contato com as escolas estaduais cadastradas para propor parcerias, visando ao desenvolvimento de ações relacionadas à prevenção da Covid-19. Além disso, também serão selecionados três estudantes do ensino médio para integrar a equipe extensionista.
“Após o cadastramento das escolas, um edital será aberto para a seleção dos alunos do ensino médio. Será uma oportunidade para a integração desses jovens com os pesquisadores, extensionistas e discentes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Educação Física da Universidade. Eles poderão vivenciar iniciativas interdisciplinares e intersetoriais. Em resumo, teremos uma integração ensino, pesquisa e extensão da UFJF com a rede estadual”, ressalta.
O professor acrescenta que “outras ações interdisciplinares estão em andamento com as secretarias municipais de Educação da Região Leste de Minas, porém este chamamento é para o cadastro exclusivo das escolas estaduais”.
Ensino, pesquisa e demandas da sociedade articulados
Dentre os objetivos do programa de extensão “Covid Zero” estão: ampliar o vínculo entre a Universidade e os profissionais, as escolas e a comunidade da região Leste de Minas Gerais; colaborar para a capacitação de profissionais da saúde e da educação; e de estudantes da Rede Básica; integrar esforços institucionais para o alcance da prevenção da Covid-19 com atuação dos estudantes, técnico-administrativos em educação, docentes e atores sociais de Governador Valadares e região, bem como promover a integração da Educação Básica com a Educação Superior.
A pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, enfatiza a importância da iniciativa. “O programa de extensão Covid Zero tem sido de extrema relevância acadêmica e social. Essa iniciativa traz informações e um combate efetivo da Covid-19 na Região Leste de Minas Gerais. Especificamente neste momento, ao fazer o chamamento às escolas estaduais, fortalecendo a relação da UFJF com outros segmentos da educação. Além disso, enriquece o aprendizado dos estudantes que passam a participar ativamente da execução do programa na Região de Governador Valadares”, conclui.
Siga a Pró-reitoria de Extensão no Instagram.
Outras informações: imprensa.extensao.ufjf@gmail.com