Para apresentar, de forma acessível, informações fundamentadas sobre a vacinação contra a Covid-19, o gerente geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, apresentará a palestra on-line “A importância das vacinas no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo”. A ‘live” será mediada pela professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Sandra Tibiriçá, e acontece na terça-feira, 24 de agosto, às 18h30, transmitida pelo canal do YouTube do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Centro de Educação Infantil (CEI) Lídia Bencardini Maselli. Quem deseja receber certificado deve se inscrever pelo link.

De acordo com a professora da UFJF, o evento é aberto e direcionado para toda a sociedade, especialmente para profissionais ligados às áreas de Educação e Saúde – visto que, além de atuar no combate à desinformação gerada por notícias falsas e o negacionismo que cerca a vacinação, o conteúdo do evento também visa preparar profissionais para o retorno das atividades presenciais em escolas. O convidado Gustavo Mendes abordará o atual cenário de infecção e internações por Covid-19 após o início das aplicações de vacinas, bem como o comportamento dos imunizantes em relação às novas variantes, a fim de compreender o futuro do país na pandemia. Mendes, que também atua como especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, ainda apresentará o processo de liberação das vacinas, citando os protocolos de biossegurança adotados. 

“Há uma hesitação à vacina que é um movimento mundial. As pessoas não querem se vacinar e não querem retornar para a segunda dose”, aponta Sandra Tibiriçá. Até o momento, 24,8% da população brasileira está completamente vacinada, conforme dados do consórcio de veículos de imprensa a partir das secretarias estaduais de Saúde. Segundo a professora, parte dos pontos de preocupação em relação à vacinação será abordada na live, como o mito de que as vacinas contra a Covid-19, por terem sido desenvolvidas em tempo recorde, não seriam seguras.

O evento, organizado em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), integrará uma série de palestras que objetiva capacitar profissionais da Educação para o retorno das atividades presenciais. Ao todo, a professora Sandra Tibiriçá realizou cinco capacitações on-line, envolvendo cerca de trezentos participantes. O projeto de pesquisa da UFJF com a Unicamp conta com um protótipo de creche escola que, desde abril, já retomou suas atividades no próprio local: o CEI Lídia Bencardini Maselli, da Prefeitura Municipal de Campinas (SP), possui um plano de ação de enfrentamento à Covid-19 com diretrizes como a aplicação do distanciamento social, da higiene pessoal e da higienização de ambientes, bem como a comunicação e o monitoramento das condições de saúde.

As inscrições para receber certificado de participação no evento também estão disponíveis on-line.

Outras informações:
Canal da transmissão “A importância das vacinas no combate à pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo”
Inscrições para certificação de participação no evento