Estão abertas as inscrições para a I Semana da Diversidade do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, aberto ao público, acontecerá entre os dias 25 e 27 de agosto, das 10h às 21h, por meio de transmissão no Youtube. A ação objetiva colocar em pauta temas atuais, como racismo; inclusão; subalternidade; violência contra coletivos sociais; participação de distintos indivíduos na Ciência; temáticas de gênero; políticas públicas e respeito à vida. Além  disso, conta com certificação para os participantes.

Faça sua inscrição.

Segundo o professor do Departamento de Matemática, Marco Kistemann, a atividade busca discutir assuntos inéditos no ICE, e em institutos de Ciências Exatas em geral, pois busca problematizar temas como racismo; respeito aos coletivos sociais; direitos humanos; gênero; justiça social; decolonialidade; arte; e ciência. “Em tempos de intolerâncias e violências contra os coletivos sociais são necessários lugares de falas que ampliem a importância da Diversidade nas Ciências em diversos níveis” destaca Kistemann.

A Semana traz uma programação diversificada e levanta questionamentos como os papéis impostos e os exercidos pelas mulheres na sociedade; sobre as ações para o aumento da diversidade da ciência brasileira; sobre inclusão e diversidade no ensino de matemática; entre outros. Além disso, traz rodas de conversas, entre elas, uma sobre transsexualidade, e apresentações culturais.

“A programação pretende problematizar os diversos temas da semana, buscando dar voz à diversidade presente nos discursos dos participantes convidados. Busca-se na programação ampliar os debates e reflexões acerca da Diversidade nas Ciências Exatas e como esta enriquece a produção científica e promove a inclusão social”, finaliza Kistemann.

Confira a programação completa do evento no Instagram.

I Semana da Diversidade do ICE

A I Semana da Diversidade do ICE é um evento inédito no Instituto e busca inaugurar um espaço para ampliar os diálogos sobre respeito à diversidade e reconhecimento da Ciência como promulgadora de cidadania.

A ação é organizada pelos membros do grupo Pesquisa de Ponta da UFJF, Marco Kistemann e Alexandre Jenevain, e conta com o apoio da Direção do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Outras informações:

YouTube: I Semana da Diversidade do ICE

Instagram: @semanadadiversidadeice

Facebook:  I Semana da Diversidade do ICE

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf