Criada em 2006, a campanha Agosto Lilás acontece anualmente para divulgar a Lei Maria da Penha e sensibilizar a população acerca da violência contra a mulher. Em sintonia com o tema abordado ao longo deste mês, o episódio mais recente do podcast Encontros A3 recebe a pesquisadora Carolina Bezerra, professora do Colégio de Aplicação João XXIII e pós-doutoranda com pesquisas relacionadas à violência de gênero, e o pesquisador Wagner Batella, do departamento de Geociências da UFJF, um dos responsáveis pela pesquisa “Violência doméstica durante a pandemia de Covid-19 em Juiz de Fora”. 

O estudo conduzido por Batella comparou os dados do primeiro semestre de 2020, 2019 e 2018, apontando para uma diminuição de 15% do número de registros de crimes domésticos no ano passado, apesar de um aumento de 27% de denúncias feitas pelos telefones 180 e 190, da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, em todo o Brasil. “Isso se deve ao fenômeno da subnotificação, agravado na pandemia, pois ficou mais difícil sair de casa para procurar ajuda presencial”, explica o pesquisador.

Já a pesquisadora Carolina Bezerra abordou o desenvolvimento do conceito de violência sofrida pelas mulheres – citando, por exemplo, as violências física, psicológica, sexual, patrimonial e moral –, além de explicar as etapas de acolhimento de vítimas. “Durante a pandemia, começaram movimentações que entenderam que, embora algumas mulheres estivessem em distanciamento físico, elas não poderiam continuar em distanciamento social – no sentido da necessidade de buscar, através das redes de sociabilidade, por formas de contatar canais de denúncia e de apoio para a superação da violência.”

O Encontros A3 integra os conteúdos produzidos pela Revista A3 da UFJF, de jornalismo científico e cultural. Os episódios do podcast são mediados pela jornalista Laís Cerqueira e trazem assuntos de interesse público discutidos por pesquisadores e convidados, buscando democratizar o acesso ao conhecimento e à ciência. O episódio sobre o aumento da violência doméstica durante a pandemia está disponível a partir desta sexta, 13 de agosto, em diversas plataformas de streaming, como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcast, entre outros.