O grupo de Pesquisas e Estudos em Africanidades, Imaginário e Educação (Anime) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza este mês uma série de eventos extensionistas. Dentre os temas a serem debatidos nas atividades estão: Teologia afroamericana e caribenha; Filosofia desde as vozes femininas e negras; Representações e subjetividades das mulheres negras; e Afirmação do pensamento e existências africanas.
Os encontros virtuais, gratuitos e abertos ao público, acontecem sempre às terças-feiras, às 17h30, no canal do Anime no YouTube, e contam com a participação de professoras e professores convidados.
Siga o Anime nas redes sociais: Instagram – Facebook – Youtube
Teologia Afroamericana e Caribenha
Nesta terça-feira, dia 10, às 17h30, o tema da live será “Teologia Afroamericana e Caribenha”, com a presença do professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Marcos Rodrigues da Silva.
Silva é doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem pós-doutorado em Educação pela Furb. O pesquisador também integra o Centro Atabaque de Cultura Negra e Teologia e a Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo.
Nas próximas semanas, os eventos extensionistas do Anime recebem as professoras e pesquisadoras Adilbênia Freire Machado, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Renata Melo Barbosa do Nascimento, da Universidade de Brasília (UnB); e Mille Caroline Rodrigues Fernandes, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Confira aqui a programação completa dos eventos de extensão do Anime em agosto.
Compreensão das africanidades e combate ao racismo
Segundo o coordenador do Anime, professor da Faculdade de Educação e diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira, as pesquisas e os eventos realizados pelo Grupo pretendem “fortalecer os direitos da população negra e as ações de combate ao racismo e às discriminações, compreendendo as africanidades presentes na cultura brasileira”.
A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, acrescenta que, neste contexto de restrições devido à pandemia de Covid-19, os eventos virtuais têm significado uma oportunidade para ampliar o acesso da comunidade às ações extensionistas. “Especificamente neste caso, discutir a dimensão da cultura, das diversidades e as africanidades reafirma o compromisso da UFJF em tratar temáticas que, de fato, nos identifiquem a todas e todos.”
Siga a Pró-reitoria de Extensão no instagram.
Outras informações: imprensa.extensao@ufjf.edu.br