Estão abertas as inscrições para o Cursinho Comunitário Camponês e Popular oferecido pelo Campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Resultado do projeto de extensão idealizado pelo assistente social Vinícius Mendes, o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é gratuito e voltado especificamente aos jovens que concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio em escola pública e de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O projeto conta com a metodologia participativa de Educação Popular, em que são oferecidas diversas atividades pedagógicas em busca de preparar os estudantes para realizar as provas do Enem e proporcionar-lhes uma formação cidadã que amplie os horizontes e possibilidades de inserção profissional e participação social. Os educadores do cursinho são os próprios estudantes universitários da UFJF-GV. “Por terem passado recentemente pela experiência de preparação e realização da prova do Enem e atualmente estarem cursando o Ensino Superior, nossos estudantes poderão contribuir significativamente com os educandos do cursinho”, destacou Vinícius.

Em razão da pandemia de Covid-19, as aulas serão realizadas remotamente com previsão de início no dia 16 de agosto. Os interessados em participar poderão se inscrever até o dia 11 de agosto, através do preenchimento do formulário on-line disponível aqui.

As provas do Enem estão previstas para os dias 21 e 28 de novembro.

Mais informações podem ser obtidas no instagram do Cursinho Comunitário Camponês e Popular: @cccp.ufjfgv.