Frederico Grunewald apresentará músicas do compositor mineiro Othon da Rocha Neves (Foto: Procult UFJF)

Julho marca o aniversário de um espaço que, há quase cinco décadas, abriga cultura, arte e memória. Inaugurado em 30 de julho de 1972 pelo reitor Gilson Salomão, o Forum da Cultura, equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abrange e leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, além de fornecer um espaço para que artistas iniciantes e consagrados divulguem seus trabalhos.

Este ano, em comemoração aos seus 49 anos, o Forum da Cultura realizará um pocket concert virtual com o violonista Frederico Grünewald, nesta sexta-feira, dia 30, às 20h. O evento poderá ser conferido no no canal do Forum da Cultura no YouTube

O repertório conta com músicas do compositor mineiro Othon da Rocha Neves, uma das figuras de maior relevo no ensino do violão em Juiz de Fora na segunda metade do século XX. O legado desse compositor foi tema das pesquisas de mestrado de Frederico na Unirio, onde obteve a distinção Cum Laude.

Ferroviário e amante da música, Othon da Rocha Neves aprendeu suas primeiras lições com seu pai, o maestro Manoel de Souza Neves, e na década de 1960 foi convidado por seu tio Mário Mascarenhas a integrar a coleção para violão pela Ed Vitale, no Rio de Janeiro. Grünewald  destaca que Othon foi responsável por uma geração de violonistas que queriam aprender violão por música (partitura), adaptando e arranjando várias obras clássicas de outros instrumentos para o violão, com o objetivo de facilitar o aprendizado do aluno e deixar as obras clássicas mais acessíveis ao público em geral. “Othon promovia recitais de violão de seus alunos duas vezes ao ano no anfiteatro Pró-Música, hoje vinculado à UFJF. Estima-se que teve mais de mil alunos de violão durante toda a sua vida”, ressalta o violonista. 

Com o objetivo de pesquisar a fundo sobre o legado desse compositor, professor e arranjador, Grünewald ingressou no Mestrado Profissional em Música da Unirio. “Tive acesso a uma iconografia extensa, incluindo fotografias, manuscritos de partituras, programas de recitais e outros. Reuni todo o material em um livro – ‘O legado de Othon da Rocha Neves à pedagogia do violão na Zona da Mata mineira: antologia de obras e biografia’ – que foi aprovado Cum Laude.”

Atualmente, o livro se encontra em processo de edição. Abordando uma biografia aprofundada da vida e obra do professor Othon, apresenta ao público partituras inéditas do compositor, divididas em diferentes níveis de dificuldade, e uma catalogação de todas as obras que Otton da Rocha Neves criou em vida.

Grünewald destaca, ainda, a importância do evento no contexto atual: “Com a pandemia e o isolamento social, o setor cultural foi um dos que mais sofreram, dificultando manifestações artísticas na sociedade. Espaços como o Forum da Cultura da UFJF propiciam uma valorização do artista e um importante florescimento cultural”. O pocket concert possui um formato mais curto quando comparado ao concerto, podendo ter duração de até 40 minutos, além de apresentar uma atmosfera mais aconchegante e intimista. 

O artista

Frederico Grünewald é mestre em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020), na linha de Ensino das Práticas Musicais, orientado pelo Dr. Nicolas de Souza Barros. Seu livro-produto – “O legado de Othon da Rocha Neves à pedagogia do violão na Zona da Mata mineira: antologia de obras e biografia” – foi aprovado (cum laude), por ser considerado particularmente relevante e original pela comunidade acadêmica e no meio profissional. 

Também é licenciado em música pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2017); especialista em musicoterapia (lato sensu) pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (2016);  bacharel em música (violão) pela UFJF (2014), pela classe do professor Dr. Luis Leite. Grunewald;  já lecionou violão na Escola de Música do Colégio Santa Catarina (Juiz de Fora/MG); e atualmente é professor de violão do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (Juiz de Fora/MG). Integrou duo de violão e canto com a soprano Luane Voigan e ganhou concursos de música como Souza-Lima, em 2012, e Jovem Músico BDMG (2012 e 2014). Sua área de atuação é em ensino do violão solo e em grupo, performance e arranjo.

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da UFJF. Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

Outras informações: Forum da Cultura