Após dois meses de estabilidade na média de casos e óbitos confirmados pela Covid-19, Governador Valadares passa a apresentar queda nos índices da doença, conforme informações do 32º boletim informativo da plataforma JF Salvando Todos, divulgado nesta semana. Segundo o estudo, a queda nos indicadores representa “um sinal positivo a respeito de um maior controle do vírus no município”.

Nas últimas duas semanas, houve redução na velocidade de proliferação do vírus em GV, conforme mostra a linha vermelha do gráfico abaixo. De acordo com o boletim, é importante que o Número de Reprodução Efetivo (Rt) esteja constantemente abaixo de 1 para que seja possível afirmar a capacidade de controle da pandemia pelas políticas públicas, “assim sendo, o acompanhamento das próximas semanas passa a ser de fundamental importância para que se possa tirar conclusões mais precisas”.

Gráfico mostra atual situação da pandemia em GV de acordo com o Número de Reprodução Efetivo (Rt). (Foto: reprodução)

Segundo informações da Prefeitura, até o dia 22 de julho, Valadares havia confirmado 28.630 casos de Covid-19, com 1.260 mortes pela doença. O boletim destaca ainda que 27.153 valadarenses contraíram a Covid-19 e se recuperaram. Os hospitais da rede pública registram atualmente 71% de ocupação nos leitos de UTI Covid, enquanto na rede particular o índice chega a 88%.

A tabela abaixo mostra que a mortalidade por Covid-19 em Minas Gerais é de 228,6 para cada 100 mil habitantes, abaixo do valor de 257,2 observado no país. Em Governador Valadares, o índice de óbitos a cada 100 mil habitantes chega a 446,5. O material traz, também, a comparação entre os percentuais de recuperados: 94,9% em GV, enquanto no estado o índice mostra 94,1%, e no país chega a 93%.

Tabela mostra cenário atual da pandemia em Governador Valadares. (Foto: reprodução)

Vacinação segue em ritmo acelerado na cidade

Segundo informações da Prefeitura de Governador Valadares, até esta quinta (22), 136.458 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina; o número de imunizados com as duas doses, ou com a dose única, é de 49.044, pouco mais de 17% da população, segundo dados do IBGE – o Instituto indica uma população estimada de 281.046 pessoas na cidade.

Atualmente, estão sendo vacinadas pessoas a partir de 28 anos, conforme orientações do Plano Nacional de Imunização. A vacinação teve início no dia 19 de janeiro deste ano.

Cenário regional e nacional

Em Minas Gerais, nos últimos quatorze dias, a taxa de crescimento de novos casos foi de 3,98% e de mortes também foi de 3,98%. Na edição anterior do boletim, esses números representavam 4,7% para novos casos e 5,6% para novos óbitos. Dessa forma, os dados atuais demonstram redução nas duas taxas.

No Brasil, os registros de vidas perdidas continuam elevados, mas vêm apresentando queda. O país ainda registra cerca de 8 mil vidas perdidas por semana. Desde a oitava semana epidemiológica (21 a 27 de fevereiro) o Brasil não apresentava menos de 10 mil mortes. A taxa de letalidade da doença está estável em 2,8% desde o dia 12 de julho. Assim como nos registros de óbitos, os números de casos também estão em queda.

Em relação ao número de vacinados com a primeira dose 90.048.384 já foram aplicadas. Com a segunda dose e dose única, esses números chegam a 34.382.646 pessoas imunizadas contra a Covid-19.

Para conferir o relatório completo, clique aqui.

Para acompanhar os boletins epidemiológicos da Prefeitura de Governador Valadares, acesse este link. Os arquivos são disponibilizados periodicamente na aba Boletins.