Os alunos concluintes habilitados para realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) devem efetuar seu cadastro até o dia 13 de novembro. O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é necessário sua realização para colar grau. Além de fazer a prova, também é obrigatório preencher o questionário socioeconômico e avaliativo, que estará disponível do dia 30 de agosto até 13 de novembro no site do Enade. A prova ocorrerá no dia 14 de novembro.

O cadastro deve ser feito através do site do Enade. O estudante deverá informar seu CPF, endereço de e-mail e telefone válidos, e anexar uma foto individual, atual e nítida. Os inscritos que precisam de atendimento especial ou aqueles que desejarem ser tratados pelo nome social podem fazer a solicitação entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, também através do site do exame. O resultado da solicitação será divulgado dia 10 de setembro. Os candidatos que tiverem pedidos negados podem solicitar recursos entre os dias 13 e 17 de setembro. O resultado do recurso será divulgado dia 24 de setembro.

Caso o estudante tenha sido inscrito como concluinte em mais de um curso de graduação, o período para a indicação do curso escolhido será de 30 de agosto até o dia 17 de setembro. O estudante que faltar ao exame deve solicitar dispensa da prova entre os dias 16 de dezembro e 21 de janeiro de 2022. Se a solicitação for negada pela instituição de ensino, o aluno ou aluna pode solicitar recurso a partir do dia 26 de janeiro de 2022 até o dia 11 de fevereiro de 2022.

Quais cursos fazem o Enade 2021?

Participam desta edição do Enade alunos do curso de licenciatura e bacharelado em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Geografia; História e Química.

Também participam os concluintes dos cursos de licenciatura em Artes Visuais; Física; Letras – Português, Letras – Português e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Letras – Inglês; Matemática; Música e Pedagogia. Fazem as provas ainda os estudantes dos bacharelados em Design, e Sistema de Informação.

Mais informações:

Edital do Enade 2021

Diretoria de Avaliação Institucional