A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) monitora o retorno de cerca de 1.500 alunos, além de professores e demais profissionais, às atividades presenciais na instituição. O sistema “Busco Saúde” já está em funcionamento e foi desenvolvido para que a comunidade acadêmica possa reportar possíveis sintomas de Covid-19. Alunos, docentes, técnicos e terceirizados devem se cadastrar na plataforma e, caso tenham algum sintoma ou contato com caso confirmado de Covid, deverão fazer a devida notificação.

Um grupo de atendentes, na Central de Atendimento, em Juiz de Fora, ficará responsável pelo primeiro contato com os dados lançados no sistema, bem como poderá tirar dúvidas pertinentes à Covid-19. Os contatos são: (32) 2102-6342 (fixo e Whatsapp) e buscosaude.cat@ufjf.edu.br.

“Temos hoje na Universidade um conjunto de bolsistas da área da saúde, alunos da Medicina e Enfermagem, que estarão observando esses sinais de alerta. Caso algum usuário do sistema tenha suspeita ou confirmação de Covid-19, será possível monitorar e entrar em contato com essas pessoas”, explica a professora do Departamento de Ciência da Computação, Priscila Capriles, uma das responsáveis pelo projeto. A partir desse monitoramento, os cursos também poderão tomar ações rápidas para evitar o contágio nas turmas.

As aulas  presenciais para os cursos de Medicina e Enfermagem (Juiz de Fora) e Odontologia (Juiz de Fora e Governador Valadares) começaram nessa segunda-feira, 5, e seguem os protocolos de biossegurança da instituição. Esses cursos estavam paralisados, pois não havia condições de continuarem apenas com o modelo remoto de ensino. O semestre suplementar, para esses quatro cursos, vai até 11 de setembro. 

Central de Atendimento do Busco Saúde – UFJF:

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Contatos: (32) 2102-6342 (fixo e Whatsapp) 

E-mail: buscosaude.cat@ufjf.edu.br

Site: https://www2.ufjf.br/buscosaude

App de automonitoramento: http://buscosaudeapp.ufjf.br/Identity/Account/Login