O projeto de extensão “Saúde para todes: inclusão de pessoas transgênero no sistema público de saúde” e o comitê local da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) promovem a partir do dia 30 de junho, às 19h30, o minicurso “Saúde para todes: atenção integral à saúde de pessoas trans e travestis”. A atividade voltada para estudantes e profissionais da saúde será dividida em cinco encontros remotos, abordando os seguintes temas: aspectos básicos sobre sexualidade; vivência trans no processo transexualizador; ambulatório trans e processo transexualizador; acolhimento e cuidado da população trans na Atenção Primária à Saúde; e infância trans e relação familiar.

Coordenadora do projeto de extensão, a professora Larissa Bonomo, do departamento de Farmácia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), ressalta que o minicurso busca a inclusão da temática LGBTQIAP+ na formação dos futuros profissionais de saúde e qualificação de profissionais já formados, além da conscientização da gestão em saúde para implementação de políticas inclusivas e da sociedade civil organizada para a participação ativa nos conselhos de saúde, visando melhorar o acesso das pessoas LGBTQIAP+ ao sistema de saúde. “Especialmente as pessoas transexuais, travestis e não-binárias enfrentam diversas dificuldades no acesso aos serviços de saúde públicos e privados, dentre as principais destacam-se: falta de acolhimento, desrespeito ao nome social, invisibilidade, patologização das identidades de gênero, desconhecimento pelos profissionais de saúde quanto à legislação vigente que garante a integralidade do cuidado à saúde da população LGBT e quanto à diversidade sexual, estigma social e preconceito”.

Larissa ressalta ainda que o minicurso proporcionará benefícios tanto para os estudantes e profissionais de saúde quanto para a população LGBTQIAP+, visto que trará visibilidade às demandas de saúde dessa população e às necessidades educacionais dos profissionais de saúde.

O público interessado em participar do minicurso deve preencher o formulário disponível aqui. Haverá emissão de certificado pela IFMSA.

Sobre o projeto de extensão “Saúde para todes: inclusão de pessoas transgênero no sistema público de saúde”

Criado em outubro de 2020, o projeto de extensão atua por meio de capacitações direcionadas aos profissionais de saúde do município de Governador Valadares e aos usuários e usuárias transgênero que utilizam ou não o sistema público de saúde no município. Além disso, o projeto realiza no Instagram, pelo perfil @saudeparatodesufjf, postagens sobre educação em saúde e acolhimento à população transgênero.

Segundo a coordenadora Larissa Bonomo, até o momento foram realizados encontros mensais com profissionais de saúde, com discussão sobre temas de relevância para que o atendimento à população transgênero seja realizado respeitando os direitos estabelecidos pela Política Nacional de Saúde Integral LGBT (PNSI), bem como sobre temas pouco discutidos, como a infância transgênero. Além disso, foram realizados encontros com usuários e usuárias transgênero, nos quais foram debatidos os direitos dessa população, hormonização, processo transexualizador, saúde mental, e também foram ouvidas as suas experiências sobre o atendimento nos serviços de saúde.

“O projeto foi bem recebido pela coordenação e pelos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) que participaram dos encontros realizados e puderam entender melhor sobre os temas discutidos. Da mesma forma, as pessoas transgênero que participaram dos encontros receberam com grande satisfação a proposta do projeto e utilizaram os encontros para relatar experiências que vivenciaram e vivenciam no dia a dia, além de tirarem dúvidas com profissionais convidados que coordenaram os temas dos encontros”, finalizou Larissa.