Imagem: missbutterflies on Visualhunt.com

A palestra integra uma séria de atividades promovidas pelo CADD por ocasião do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. (Imagem: missbutterflies on Visualhunt.com)

Conscientização e reforço da identidade, do orgulho e da pluralidade. Estes são os objetivos de uma série de ações que o Centro Acadêmico dos Discentes de Direito (CADD) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) promove ao longo deste mês por ocasião do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho. A próxima atividade acontece na terça-feira, 29, e conta com a participação da cientista política e vereadora por Belo Horizonte, Bella Gonçalves.

Mulher lésbica, com forte atuação na defesa dos direitos humanos e na luta das mulheres e das diversidades, Gonçalves vai abordar a sua trajetória na política e os desafios e orgulho da comunidade LGBTTTQIA+ (as nomenclaturas sofrem variações e não há ainda um consenso neste sentido, embora a sigla mais utilizada seja aquela com apenas uma letra “T” para englobar transgêneros, transexuais e travestis) em ocupar esse espaço. A palestra começa às 19h e será transmitida pela plataforma Zoom. Para participar, basta se inscrever (clique aqui). A atividade vai conferir certificado aos participantes.

A palestra da terça, 29, é com a cientista política e vereadora por BH, Bella Gonçalves. (Imagem: perfil/Instagram)

A palestra da próxima terça é apenas uma das muitas atividades que o CADD desenvolve. Este mês elas se concentraram na temática LGBTTTQIA+ e incluíram indicações de livros, documentários, artigos e podcasts. Basta acessar o site e perfil do grupo no Instagram para conferir os conteúdos.

De acordo com o presidente do CADD, o estudante de Direito Gabriel Lagares, a programação faz parte de um “projeto de conscientização, identificação de direitos e vulnerabilidade, de orgulho e de formação da condição humana”. Na avaliação do discente, “são milhares de motivos para se orgulhar, milhares de motivos para defender a pauta e milhares de motivos para continuar a luta”, e que por isso mesmo cabe ao grupo “comemorar os ganhos, mas sempre pensando em um futuro melhor, de mais igualdade, proteção e de direitos”.

Para Gabriel Lagares, é necessário “comemorar os ganhos, mas sempre pensando em um futuro melhor, de mais igualdade, proteção e de direitos”. (Imagem: perfil/Instagram)

Lagares também chama atenção para uma questão. Embora reconheça que “os muros da universidade sejam espaços bem amplos, acolhedores e abertos” à temática, ainda existe “muito preconceito escondido na forma de falar e de agir” que precisa ser combatido de forma “veemente e cotidiana porque a luta LGBTTTQIA+ é cotidiana, principalmente nos grupos ainda mais vulneráveis dentro dessa comunidade: transexuais, travestis, lésbicas”.

Para além da temática LGBTTTQIA+, no dia 12 do próximo mês o CADD recebe um dos principais expoentes do direito de família no Brasil, a advogada e desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do do Rio Grande do Sul (TJRS) Maria Berenice Dias para uma palestra on-line sob o título “Famílias: ontem, hoje e amanhã”. As inscrições para a atividade também já estão disponíveis.