Candidatos de Sete Lagoas viajaram 380 km para participarem do Pism II em Governador Valadares (Foto: Dante Rodrigues)

O segundo, e último, dia de provas do Módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi marcado pela tranquilidade em Governador Valadares, neste domingo, 27. O índice de faltosos ficou em 19%, considerando os cinco municípios de aplicação – Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis.

As provas transcorreram entre 13h e 17h30, de acordo com os protocolos de biossegurança estabelecidos pela instituição. Distribuídos entre oito instituições de ensino de Governador Valadares, os candidatos foram orientados a evitar aglomerações, usar máscaras adequadas e realizar a higienização das mãos com álcool em gel. Nas salas de aula, houve a preocupação em manter o distanciamento entre os participantes do processo seletivo. “A aplicação das provas transcorreu tranquilamente e as medidas de biossegurança foram aplicadas”, afirmou a professora Schirley Policário, do curso de Ciências Contábeis da UFJF-GV, e coordenadora do Módulo II do Pism no Centro Interescolar Dr. Raimundo Soares De Albergaria Filho.

Os cuidados adotados pela UFJF foram reconhecidos pelos pais dos candidatos. “Eu tenho visto que a prevenção nos locais de prova tem sido importante para a segurança dos nossos filhos, na medida em que são seguidas as recomendações dos órgãos oficiais de saúde”, destacou Fabrício Ferraz, da cidade de Timóteo, que viajou a Governador Valadares para acompanhar o filho Samuel Ferraz, candidato a uma vaga na UFJF.

O sentimento de preocupação com a segurança dos filhos se mistura com a ansiedade pelo sucesso dos filhos no vestibular seriado. É o caso de Rubens Alves, de Ipatinga, que acompanhou a filha Esther Alves. “Nós valorizamos muita esta faculdade pelo conceito que ela possui. Minha filha está indecisa em relação ao curso, mas independente do desejo dela, creio que seria importante ela estudar na UFJF, pois é um local que pode garantir um futuro seguro para nossa filha”.

Candidatos aguardam ansiosos pelo resultado

O valadarense Gabriel Cardoso Morais, de 17 anos, considerou a prova do segundo dia mais difícil (Foto: Dante Rodrigues)

A partir de agora todos aguardarão com expectativa a divulgação das notas das provas prevista para o dia 22 de setembro, a partir das 15h. É o caso do estudante de Sete Lagoas, Samuel Correa Assis, de 17 anos, que achou o conteúdo do segundo dia de provas mais difícil. “A prova de hoje foi mais complicada, pois tinham algumas questões sobre temas que eu não dominava. De qualquer forma acho que dá para recuperar no Pism III”, afirmou o candidato que viajou 380 km para tentar uma vaga no curso de Direito da UFJF.

O candidato valadarense Gabriel Cardoso Morais, 17 anos, não precisou viajar, mas assim como o colega de Sete Lagoas achou o segundo dia de provas mais exigente. “Eu fiquei um pouco surpreso com o conteúdo das provas, foi um choque, na verdade. Mas de qualquer maneira acho que fui bem na parte de humanas”.

Em busca de uma vaga no curso de Fisioterapia da UFJF-GV, a candidata Tamires Rodrigues Aires relatou dificuldades principalmente em Física. “A matéria de Física é minha maior dificuldade então por isso hoje a prova foi mais complicada. Além disso, os conteúdos de História e Literatura estavam mais complexos se comparados com as de Português e Geografia que fizemos ontem”, destacou a candidata de 17 anos que mora em Ipaba.

Os cadernos de prova dos dois dias de exames e os respectivos gabaritos estarão disponíveis ainda neste domingo, a partir das 18h30 no site da Copese. Os interessados em protocolar pedidos de recursos devem baixar o formulário próprio no site e enviar o pedido por e-mail vestibular@ufjf.edu.br ou comparecer na Central de Atendimento, no campus Juiz de Fora, nesta segunda-feira, dia 28, das 9h às 16h. Os e-mails também são recebidos apenas neste horário. As notas dos módulos I e II do Pism serão publicadas em 22 de setembro.

Dicas para quem vai fazer o módulo I

Thiago Machado ressalta a importância de estudar a matéria cobrada no edital (Foto: Dante Rodrigues)

Nos dias 10 e 11 de julho será a vez dos candidatos do Módulo I realizarem a prova do Pism 2021, ou seja, aqueles estudantes que finalizaram o primeiro ano do ensino médio em 2020. Já tendo passado por duas etapas do vestibular seriado, os estudantes que fizeram o módulo II neste domingo deram alguns conselhos aos colegas que iniciarão o processo. “A dica que eu posso dar é estudar bastante as matérias que estão no edital, pois elas serão realmente abordadas”, afirmou o estudante Thiago Machado Torres, 17 anos, de Sete Lagoas, que busca uma vaga no curso de Direito da UFJF.

Opinião compartilhada pela colega Tamires Rodrigues. “Revisem bem a matéria do Módulo I, não deixem nada passar, qualquer minuto de estudos é importante”.