Com a aprovação pelo Conselho Universitário (Consu) da metodologia para elaboração do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para participação em um ou mais grupos de trabalho do documento de planejamento e gestão que guiará a instituição pelos próximos cinco anos, entre 2022 e 2026.
Interessados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), na aba Eventos, no item Inscrição – Grupos PDI (ID 4566). Qualquer pessoa com vínculo com um dos campi da Universidade poderá se inscrever, incluindo alunos, docentes ou técnico-administrativos em Educação (TAEs).
O modelo aprovado no Consu propõe um método aberto de participação. De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, há duas formas de contribuir com o PDI: participação direta nos grupos e subgrupos de trabalho; ou indireta, por meio das reuniões e audiências públicas.
Em função do atual contexto imposto pela pandemia de Covid-19, todas as etapas serão realizadas de forma remota. Para auxiliar o desenvolvimento das atividades, foi criado um site específico (www.ufjf.edu.br/pdi), onde constam informações sobre o processo de formulação do PDI, etapas, cronograma e orientações para a elaboração dos objetivos e metas. Todas as notícias relacionadas à discussão e ao avanço da proposta também estarão nesta página.
“Cenário externo desfavorável nos obriga a um exercício de planejamento mais criativo, inteligível e direto” (Eduardo Condé, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças)
O pró-reitor aponta que o trabalho está concentrado em três comissões. “A Comissão Gestora é responsável pelo acompanhamento global do processo; a Executiva organiza e monitora as ações do PDI e ao mesmo tempo será protagonista na redação do plano; e a Coordenadora é onde está a chave da participação, com a competência para gerenciar os subgrupos que serão criados a partir dos grupos de trabalho para a apresentação de propostas”.
As temáticas estão organizadas em cinco grandes eixos: Macropolíticas, Intervenientes, Sustentação, Gestão, e Avaliação. Cada eixo possui diferentes grupos de trabalho, totalizando 17. Os grupos dividem-se em subgrupos, espaços em que serão desenvolvidas as propostas a partir da definição dos objetivos, metas, indicadores e planos de ação que vão compor o PDI.
Metodologia democrática
Para a pró-reitora de Assistência Estudantil, Cristina Bezerra, que integra a Comissão Coordenadora, a expectativa é que as pessoas se envolvam muito com o trabalho do PDI, porque é um documento chave de qualquer instituição de ensino, devendo contar com a representatividade dos três segmentos, bem como das unidades acadêmicas e administrativas e das entidades representativas.
“Os grupos e subgrupos precisam ser diversos, heterogêneos, coletivos, com a participação de movimentos sociais e estudantis que existem dentro da Universidade.” (Cristina Bezerra, pró-reitora de Assistência Estudantil)
“Os grupos e subgrupos precisam ser diversos, heterogêneos, coletivos, com a participação de movimentos sociais e estudantis que existem dentro da Universidade para que todas as possibilidades com relação àquele tema possam ser contempladas”, observa.
Cada setor acadêmico ou administrativo tem autonomia para definir sua agenda de trabalho, devendo apenas respeitar o prazo do cronograma. Vale lembrar que o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2020) encerra-se este ano, e a discussão e aprovação do texto final do novo plano será feita pelo Consu em dezembro de 2021.
Planejamento estratégico
Por levar em conta a filosofia de trabalho, a missão e os valores da Universidade, o PDI é um documento de extrema importância para consolidar as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas.
Condé reitera que o próximo PDI tem que considerar um cenário externo desfavorável. “Isso necessariamente nos obriga a um exercício de planejamento mais criativo, inteligível e direto. Ainda assim, conhecendo os cortes que as universidades vêm sofrendo, é um exercício muito difícil, mas as nossas ações também devem levar em conta as grandes possibilidades que a Universidade tem para apresentar soluções para a sociedade”, contextualiza.
“O desafio de restrições orçamentárias não é simplesmente adaptar a elas, mas trabalhar de forma planejada para lidar com cenários adversos. Esse planejamento de cinco anos é que o torna imprescindível”, complementa. O PDI 2022-2026 será a chave para a adoção de políticas nos mais variados campos que serão as prioridades para o emprego de recursos e desenvolvimento das ações da Instituição.
Mais informações
www.ufjf.edu.br/pdi
Comissão Executiva: pdi@ufjf.edu.br
Comissão Coordenadora: coord.pdi@ufjf.edu.br