Em sua décima edição, a Escola de Modelagem Molecular em Sistemas Biológicos (EMMSB) ofereceu vinte palestras teóricas e seis minicursos práticos para estudantes de áreas como Biologia, Biomedicina, Farmácia, Física, Química e Computação, além de campos relacionados. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é parceira do evento há quase uma década, por meio do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional; pesquisadores da instituição marcam presença na organização e na programação do evento, e não foi diferente na edição on-line sediada em 2021.

A coordenadora do Grupo de Modelagem Computacional Aplicada (GMCA), Priscila Capriles Goliatt, ministrou a palestra “Introdução à Predição de Estrutura de Proteínas” e foi uma das professoras responsáveis pelos minicursos “Dinâmica Molecular Básica” e “Predição de Estruturas de Proteínas”, todos gratuitamente acessíveis no canal oficial da EMMSB. “Durante os cinco dias de evento, tivemos quase 12 mil visualizações pelo Zoom e 24,5 mil pelo YouTube”, compartilha a pesquisadora. “Tivemos participantes não somente do Brasil, mas também de países como Peru, Colômbia e México. Esses números mostram como a área de Modelagem Molecular vem despertando interesse na comunidade acadêmica nos últimos anos, muito também por conta das restrições de uso de laboratórios experimentais causados pela pandemia de Covid-19.”

As visualizações ultrapassam o número de inscritos no evento que, oficialmente, totalizou 1.700 de participantes. “A realização da EMMSB on-line possibilitou a participação de um número maior de estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, e isso nos fez abrir os olhos para uma nova modalidade de Escola sem fronteiras e cada vez mais agregadora e interdisciplinar”, pondera Goliatt.

Realizada bianualmente, a EMMSB estreou em 2002 e é voltada para reunir estudantes e pesquisadores investidos em temas diversos envolvendo modelagem molecular computacional – como dinâmica molecular, modelagem molecular aplicada ao desenvolvimento de fármacos, metodologias de docking receptor-ligante, métodos de aprendizagem de máquina e cálculos estocásticos e quânticos em biomoléculas.

Outras informações:
Canal oficial da EMMSB