O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) esteve representado no Tomorrowcraft, evento digital promovido pela Agência Federal de Educação Cívica Alemã e pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, que reuniu engenheiros, desenvolvedores de softwares e educadores entre os dias 28 e 30 de maio. “O Tomorrowcraft recebeu 100 participantes de 30 países, com o objetivo de desenvolver games para incentivar a consciência global a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica a docente do Departamento de Administração e representante do Brasil na atividade, Tamiris Cristhina Resende.
A abertura do evento contou com a presença do embaixador da Alemanha na Organização das Nações Unidas (ONU), Günter Sautter, e da Diretora de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Marina Ponti. A partir da premissa “Como podemos utilizar jogos de computador para ajudar as pessoas a experienciar o Desenvolvimento Sustentável Global?”, o Tomorrowcraft integrou, durante três dias, equipes formadas por representantes de diferentes países, que discutiram conceitos de educação sobre desenvolvimento sustentável e elaboraram protótipos jogáveis relacionados ao tema. “Minha equipe foi composta por três alemães, um egípcio e eu. Nós desenvolvemos um game sobre a sustentabilidade no ambiente da floresta amazônica, e nosso objetivo foi demonstrar o paradigma do One Health, saúde única – uma saúde humana, dos animais e do meio ambiente, conectada”, comenta a docente.
A relação entre a grande biodiversidade e a complexidade de vírus e micro-organismos supostamente escondidos na floresta amazônica despertaram no grupo o interesse pelo estudo do assunto. “Na Amazônia, temos milhões de vírus que a gente não conhece; o que aconteceu na China, com o desenvolvimento do coronavírus, poderia facilmente ter acontecido na Amazônia, porque temos inúmeros vírus lá. Se não tivermos cuidado com a floresta e protegermos os animais, podemos ter contato com vírus que vão causar danos para a humanidade”.
Para Tamiris, os jogos são uma ferramenta poderosa na educação, ao permitir que as pessoas entendam melhor situações complexas: “Jogando um jogo, você pode sentir a emoção de missões completas; você pode experimentar os resultados de suas ações. É por isso que eu acredito que os jogos são uma maneira incrível de criar consciência global sobre as metas de desenvolvimento sustentável”.
Doutora em administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a docente leciona as disciplinas de Política, Teoria Geral da Administração II e Metodologia na UFJF-GV.