Foram prorrogadas até 18 de julho as inscrições para os 34 WEBMinicursos da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”, o evento será realizado de forma virtual em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre os dias 18 e 24 de julho de 2021. Todas as informações sobre as inscrições estão disponíveis no site da Reunião Anual.

De acordo com Paulo Hofmann, diretora da SBPC, a expectativa é de mais um grande sucesso. “Ano passado, ao longo das quatro etapas da reunião expandida, foi oferecido um total de 27 WEBminicursos diferentes. Neste ano, serão oferecidos 34, ou seja, 25% a mais. Outra novidade, é a possibilidade de cada aluno poder se inscrever em até cinco deles. Isso só é possível pelo fato de seis horas dos cursos serem gravadas, e disponibilizadas por um mês, de 25/06 a 25/07, e o aluno poder assisti-las quantas vezes quiser dentro de sua disponibilidade de tempo. Por outro lado, as lives de duas horas foram escalonadas nas duas semanas seguintes, sem sobreposição de horários. Outro fato importante é a possibilidade de qualquer interessado, em qualquer lugar do país, ou até mesmo em outros países, de frequentá-los”, reforça.

Os minicursos abrangerão temas de diversas áreas do conhecimento. Para quem se interessa pela área de exatas, serão ofertadas atividades como, por exemplo, “O uso dos experimentos mentais como uma possível metodologia de ensino para matemática”, “Modelagem matemática e computacional na covid-19″ e “Recursos e estratégias para o ensino online e ativo da química”. Os entusiastas da divulgação científica poderão participar de cursos como “Divulgação científica: o desafio de incluir diferentes públicos”, “Metodologia e divulgação científica” e “Redes sociais para divulgação da ciência”.

Já para quem é mais ligado na área de Educação, os webminicursos “Ensino de ciências como brinquedos científicos de baixo custo”, “Educação na prisão – formação de professores para atuação em contextos de privação de liberdade” e “Movimentos sociais populares e educação no campo” são oportunidades para ampliar o conhecimento.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Ribeiro, comemora a participação da comunidade acadêmica na oferta de cursos. “Sabemos o quanto que as atividades on-line têm nos desgastado e que ansiamos muito o retorno da dinâmica das atividades presenciais, o contato com colegas e a livre troca de ideias. No entanto, hoje, a possibilidade que temos é auferir o máximo de benefícios e de ganhos com as atividades online. Os temas são riquíssimos e as propostas de curso muito instigantes”, completa.

Além dos conhecimentos adquiridos, Hofmann lembra que cada matrícula dará direito a um certificado de 8h, desde que haja a presença total nas aulas. O controle da frequência será feito através da Plataforma Moodle. Estes certificados têm sido validados como atividades extracurriculares na maioria das Universidades.

Os WEBMinicursos contam com quatro aulas, sendo as três primeiras videoaulas gravadas e disponibilizadas de 25 de junho até 25 de julho, e a última ao vivo, pelo Zoom, será realizada em data específica. Cada minicurso tem carga horária de oito horas, com direito a certificado de frequência para quem assistir a todas as aulas gravadas e à aula ao vivo.

Os interessados poderão se inscrever em até cinco minicursos. Veja aqui a lista completa dos WEBMinicursos.

A Reunião Anual

Fundada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente possui cerca de 160 sociedades científicas afiliadas, de todas as áreas do conhecimento.

A Reunião Anual da SBPC é realizada ininterruptamente desde 1949, em um estado brasileiro a cada ano. Em 2020, pela primeira vez, precisou ser adaptada para o formato virtual, devido ao agravamento da pandemia de coronavírus, decisão que será mantida em 2021.

As reuniões anuais da SBPC têm, concomitantemente, os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Mais informações no site oficial do evento.

Atualizada em 30/06 – às 9h17

A programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC traz nomes de projeção no cenário científico nacional e acontece entre os dias 18 e 23 de julho, sendo transmitida pelos canais SBPCnet, TV UFJF, Centro de Ciências UFJFCritt – UFJF, UFJF Notícias e Revista A3 UFJF. Inscreva-se para não perder!