A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, para todas as unidades acadêmicas dos campi, as orientações para o preenchimento de 702 vagas de monitoria para o ano letivo de 2021. Cada unidade receberá o quantitativo calculado com base na proporcionalidade utilizada para a distribuição em 2020 e considerando bolsas com 12 horas semanais, que poderão ser desmembradas em duas bolsas, de seis horas cada.
As bolsas desenvolvidas com carga horária de 12 horas semanais terão valor de R$ 300, enquanto aquelas desenvolvidas com carga de seis horas por semana valerão R$ 150. Os projetos de monitoria deverão ser apresentados nos modelos disponíveis para download na página da Prograd e encaminhados às secretarias das unidades acadêmicas, que os avaliarão em conjunto com seus respectivos departamentos.
Ao departamento também cabe distribuir internamente o número de vagas de monitoria obtido na distribuição realizada na Unidade entre bolsas de 12 ou de seis horas semanais até o total da carga horária concedida pela Gerência de Bolsas da Prograd.
Já a secretaria da unidade deverá encaminhar à Coordenação dos Programas de Graduação, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a planilha contendo o nome do departamento, a disciplina contemplada e seus respectivos códigos, além do nome do orientador e seu respectivo Siape. O documento, que precisa ser entregue até o dia 9 de maio, também deve conter o número de vagas concedidas para bolsistas e voluntários de cada projeto e o regime de participação (seis ou 12 horas semanais), conforme modelo disponibilizado na página da Coordenação dos Programas de Graduação.
Processos Seletivos
Os processos seletivos para ocupação das bolsas serão abertos após o encaminhamento da planilha para a Coordenação dos Programas de Graduação. O orientador do projeto deverá dar publicidade ao mesmo, preenchendo edital que informe, com clareza, todos os critérios e as etapas do processo, por meio de formulários que encontram-se disponíveis no site da Coordenação dos Programas de Graduação.
As secretarias das unidades deverão abrir um processo no SEI para cada projeto aprovado e, em seguida, encaminhá-los, juntamente com toda a documentação referente ao processo seletivo de bolsistas e voluntários – que poderão se iniciar a partir do dia 10 de maio – à Coordenação dos Programas de Graduação, para cadastramento no Siga. Os documentos da seleção (lista de inscritos, edital, projeto) devem ser mantidos pela Unidade Acadêmica e pelo orientador, caso sejam solicitados por auditoria.
As bolsas não ocupadas até 30 dias após o início do período letivo (primeiro ou segundo semestre) serão recolhidas pela Prograd, para redistribuição. Os bolsistas e voluntários não poderão começar a atuar nos projetos até que sejam incluídos no Siga.
Outras informações: coord.prograd@ufjf.edu.br