Você que está lendo este texto, como está a tua postura corporal neste exato momento? Deixa eu adivinhar. É bem provável que a coluna esteja curvada, as pernas cruzadas, o monitor do computador ou a tela do smartphone muito acima ou abaixo dos olhos e aquele tradicional pescoço curvado. Acertei?
Por conta da pandemia, as relações de trabalho mudaram e o home office ganhou destaque. E muitos profissionais, de forma rápida e muitas vezes sem qualquer planejamento, precisaram improvisar um cantinho para trabalhar dentro de casa. O resultado disso é que as questões ergonômicas ficaram de lado.
De olho no bem-estar do corpo e da mente, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) produziu uma cartilha com uma série de orientações para melhorar a postura de quem transformou a própria casa em local de trabalho. Com uma linguagem clara e objetiva, o material traz ilustrações que ajudam a adequarmos corretamente o corpo durante as nossas atividades.
Altura correta da cadeira em relação à mesa, apoio ideal para pés e punhos, iluminação, posição do monitor. Está tudo lá nas 16 páginas da cartilha, que é assinada por Newton Rogério Rodrigues (Siass) e Lívia Fabiana Saço (Clínica de Fisioterapia).
“As posturas incorretas e/ou a desobediência a alguns preceitos da ergonomia podem gerar doenças osteomusculares (LER ou DORT), desvios de coluna, fadiga, dores, estresse, alteração de humor, alteração de desempenho (erros, retrabalho) e problemas nas relações interpessoais”, destaca Rodrigues. É por isso que o material é tão importante, seja para os servidores, estudantes, enfim, para todos aqueles que desempenham atividades com computador de mesa, notebooks e smartphones.
Para ler a cartilha, clique aqui.