Uma invenção de pesquisadores do campus sede e do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve sua patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A Carta Patente Nº BR 102015017574-4 expedida no último dia 30 de março é referente à pesquisa “Composições Fitoterápicas Nanoestruturadas na Base Bryophyllum pinnatum (Lam) Oken com ciclodextrinas, Formulações e Usos”, que possibilitou o desenvolvimento de uma pomada fitoterápica de efeito cicatrizante para a pele.

Os pesquisadores responsáveis são a egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFJF, Elisa Gomes Lanna; sob a orientação do professor Ângelo Márcio Leite Denadai (UFJF-GV); coorientação do professor Orlando Sousa Vieria (UFJF); colaboração do professor Jeferson Gomes da Silva (UFJF-GV) e das servidoras técnico-administrativas Vanessa Cristina Bittencourt e Ana Maria Moreira Santos, do laboratório do departamento de Farmácia da UFJF-GV.

De acordo com o pesquisador e diretor geral da UFJF-GV, Ângelo Denadai, esta é a primeira patente concedida à UFJF, após tecnologia desenvolvida em parceria entre os dois campi. “No campus Governador Valadares foram feitas as preparações e caracterizações físico-químicas, já no campus de Juiz de Fora foram feitas outras etapas das preparações e experimentos in vivo”.

Confira a carta patente que conferiu à UFJF a possibilidade de transformação da pesquisa acadêmica em produto para a sociedade.