A reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esclarece à comunidade alguns pontos importantes relativos ao orçamento e, portanto, ao cumprimento de suas responsabilidades perante aos fornecedores.

Até o dia de hoje, 8 de abril de 2021, o Orçamento Federal não foi sancionado pelo Presidente da República. Nos quatro primeiros meses do ano só foram liberados créditos orçamentários equivalentes a 8,96% (2,24% em cada mês) dos recursos de custeio constantes no Projeto de Lei Orçamentária, recursos estes utilizados na manutenção da Universidade. O Projeto de Lei Orçamentária enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional apresentava um corte nos recursos de custeio da UFJF de 18,5% na comparação com 2020 e 2021.

Como resultado do impacto dessa restrição extrema, a reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora comunica, com grande consternação, que os pagamentos aos fornecedores estão sofrendo atrasos em suas liquidações. Informamos também que, com a liberação de crédito ocorrida esta semana, equivalente a 2,24% de nosso orçamento, serão efetuadas liquidações de parte das notas fiscais de janeiro das empresas que prestam serviço de terceirização de mão de obra, obedecendo critério de nota fiscal por empresa, a fim de criar equidade.

A UFJF garantiu o pagamento das bolsas aos estudantes até o mês de março, e está empenhada para regularizar a situação orçamentária, mas, ao mesmo tempo, destaca que é absolutamente essencial que os repasses por parte do governo federal sejam feitos a fim de que a situação seja amenizada.