Projeto do HU oferece suporte psicológico a pacientes em processo de luto

Projeto do HU oferece suporte psicológico a pacientes em processo de luto

Estão abertas as inscrições para o grupo Enlutar do Departamento de Psicologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF). O projeto oferece suporte psicológico a pacientes em processo de luto. Para se inscrever, basta preencher o formulário até 24 de março.

Podem se inscrever pessoas que sofreram (ou ainda sofrem) perdas por morte. Os encontros, realizados on-line, são divididos em 12 semanas e organizados a partir da disponibilidade dos inscritos. A princípio serão disponibilizadas 20 vagas, sendo divididas entre dois grupos de 10 participantes cada um.

Conduzido por residentes em Psicologia do HU e supervisionado pela professora Fabiane Rossi, do Departamento de Psicologia, e pela psicóloga Priscila Noé, o projeto visa oferecer suporte psicológico a pacientes enlutados por perdas por morte. O grupo existe desde 2020, sendo parte das ações realizadas pelo Núcleo Interdisciplinar de Investigação em Psicossomática, Saúde e Organizações (NUIPSO), com linha de pesquisa na morte e no luto. 

Fabiane Rossi explica que a ideia inicial tratava-se de um grupo presencial a ser realizado no Centro de Psicologia Aplicada, mas que, em função da pandemia, precisou ser adaptado ao formato remoto, abrangendo participantes de todo o país. “O grupo é de fundamental importância no suporte psicológico a indivíduos que vivenciam a perda, sendo um espaço importante para a elaboração do luto. Em tempos pandêmicos, quando o número de óbitos é significativo e houve a supressão dos rituais de luto, o Enlutar se destaca como mais uma relevante ação da Universidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19”, complementa a professora. 

Outras informações: plantaopsihuufjf@gmail.com