O estudante Pedro Henrique Figueira Basson, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi um dos vencedores da segunda edição do concurso audiovisual da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Com o tema “A cultura ao alcance de todos via universidades federais”, o estudante produziu o vídeo  chamado “Onde há Universidade Pública, há democratização da cultura” em referência ao ditado popular: onde há fumaça, há fogo. A produção que levou o terceiro lugar no concurso foi inspirada na UFJF e, além do Coral da instituição, citou espaços como o Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm), o Fórum da Cultura, o Cine-Theatro Central, o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea) e a Praça Cívica.

Coordenado pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom), o concurso foi aberto a todos os estudantes das instituições federais de ensino superior associadas à Andifes. Com o objetivo de incentivar a criação de conteúdos audiovisuais que tivessem como cerne narrativo a produção cultural produzida pelas universidades para a sociedade.

O estudante do terceiro período de Medicina, conta como foi a produção do vídeo no formato Stop motion, uma técnica de animação também conhecida como fotograma. “A produção exigiu mais trabalho do que o esperado. Precisei voltar para Juiz de Fora por causa dos materiais e também tive um pouco de dificuldade com a iluminação que não era adequada, mas no final deu tudo certo. Fiz meus bonecos de massinha, usei minha mesa para escrever, inventei na hora algumas coisas com EVA colorido, tirei muitas fotos, fiz os efeitos sonoros do vídeo usando o corpo, água e um saco de pão (porque não sabia se poderia pegar os que estavam na internet), coloquei um música de domínio público do Gilberto Gil e tinha o vídeo. Apenas juntei tudo em um programa de edição e ficou pronto, não do jeito que imaginei, mas fiquei satisfeito com o resultado final.”

De acordo com Basson, o resultado do concurso foi uma surpresa. Ressalta, ainda,  o quanto a UFJF foi essencial para conhecer  e participar do concurso.“Quando recebi o resultado foi muito rápido, não estava preparado. Tinha acabado de tomar banho, estava com o cabelo todo molhado e quando vi já tive que abrir a câmera porque havia ganhado. Eu não conhecia o concurso e tudo começou com uma postagem no Instagram da UFJF. No momento que vi a publicação eu apenas tirei print, porque estava no meio do semestre com um monte de coisas para fazer. Então, quando entrei de férias em dezembro, eu li o edital com calma e resolvi tentar pela primeira vez. Foi graças à UFJF que eu consegui me inscrever. Além disso, tudo que coloquei no vídeo foi pensando no que a UFJF oferece de acesso à cultura para a população.”

Conforme o site da Andifes, considerando todos os vídeos inscritos, o canal da associação no YouTube chegou a receber cerca de três mil acessos por dia, durante o período do concurso, alcançando mais de 40 mil espectadores.