Candidatos devem estar atentos a prazos, datas e orientações

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou as retificações feitas no edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021. Além das alterações das datas de realização das provas para os módulos I e II, o documento traz modificações sobre as medidas de biossegurança, o acesso aos comprovantes definitivos de inscrição, o cronograma de divulgação das notas e dos prazos para recurso.

Confira o edital retificado.

Logo nas disposições gerais do edital, os candidatos encontram as novas medidas de biossegurança. O documento aponta que é necessário que o estudante utilize máscara, cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do lugar da realização das avaliações. Aqueles que se recusarem, injustificadamente, a respeitar os protocolos serão eliminados do exame. A medida também é obrigatória para os aplicadores de provas e acompanhantes de mães que estiverem amamentando.

Os candidatos devem utilizar máscaras cirúrgicas, de tecido – com pelo menos duas camadas – ou outras de qualidade superior. Não serão aceitas máscaras de crochê ou tricô e nem transparentes. É imprescindível que os estudantes tenham, no mínimo, uma máscara reserva, assim como um saco plástico para acondicionar a já usada. As outras proteções faciais reservas deverão estar em outro saco plástico e devem ser trocadas a cada três horas ou menos, caso ela fique úmida, suja ou molhada.

Caso algum candidato apresente desconforto de saúde durante a realização da prova, ele será encaminhado para outro ambiente que possibilite a conclusão do exame. Nesta edição do Pism, a ingestão de alimentos e de bebidas pelos candidatos deverá ser feita individualmente fora da sala de prova, na companhia de um fiscal, em local adequado. Vale lembrar que o estudante deverá levar água para consumo durante o processo, pois não haverá bebedouros disponíveis.

Comprovante definitivo de inscrição

Em relação aos comprovantes definitivos de inscrição, o documento que comprova o deferimento e a efetivação da inscrição do estudante em todos os módulos do Pism deve ser impresso pelo próprio candidato.

Os estudantes inscritos no Módulo III do Pism já podem acessar o comprovante definitivo de inscrição na Área do Candidato. O documento virtual traz informações como dados do estudante e local de prova. O comprovante não é necessário para a realização dos exames.

Já para candidatos do módulo II, o documento está previsto para ser divulgado a partir das 15h do dia 17 de março. Para aqueles que farão o módulo I, o comprovante estará disponível a partir das 15h do dia 15 de abril. Vale lembrar, que o aluno tem acesso ao registro até as 12h do último dia de provas para o módulo em que está inscrito.

As provas do módulo III do Pism 2021 ocorrem nos dias 27 e 28 de fevereiro. As do módulo II, nos dias 27 e 28 de março, e as do Pism I, nos dias 24 e 25 de abril.

Resultados

Segundo a retificação do edital, no novo cronograma, as notas das provas do módulo III serão divulgadas no dia 7 de abril e o resultado final, após recurso, está previsto para ser liberado no dia 15 do mesmo mês.

Já para os módulos I e II, as notas estão previstas para serem divulgadas no dia 7 de julho e o resultado final, também após o prazo para recursos, será disponibilizado no dia 15 do mesmo mês.

Recursos

Os recursos concernentes às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova deverão ser protocolados pelo candidato ou representante de estabelecimento de ensino junto à Central de Atendimento (CAT) ou enviados por e-mail para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br, de 9h às 16h, nos dias: 1° de março para provas do módulo III; 29 de março para provas do módulo II e 26 de abril para as do módulo I.

Já os recursos relacionados às notas das provas do módulo III deverão ser requeridos em formulário próprio, disponibilizado no site da Copese, e entregues na CAT ou enviados por e-mail para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br, no dia 8 de abril de 2021, de 9h às 16h. Os recursos sobre as notas das provas dos módulos I e II devem ser interpostos no dia 8 de julho.

Vale destacar que o edital aponta que faltar a qualquer uma das provas dos módulos do Pism faz com que o candidato seja excluído do processo.

Outras informações: Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf