Ensino da matemática em diferentes contextos é um dos trabalhos de Marco Aurélio Kistemann, um dos autores da publicação (Foto: Renata Iraola)

Reunir experiências e pesquisas para professores que buscam transformar suas práticas pedagógicas em ambientes de aprendizagem e inclusão. Esse é objetivo da segunda edição do livro Avaliação da aprendizagem: possibilidades para a prática docente na Educação Básica”. A publicação, agora revisada e atualizada, estará disponível a partir desta sexta-feira, 5, pela Akademy Editora. Já a versão digital será lançada ainda em 2021 pelo mesmo site.

A obra tem organização do professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marco Aurélio Kistemann e da doutoranda em Química da instituição Isabela Vieira da Silva. Compõem a publicação experiências e estudos realizados por docentes em salas de aula, com pesquisas originais de 12 professores avaliadores. Os capítulos oferecem ao leitor subsídios para aplicação prática de metodologias de avaliação em todos os níveis de ensino.

A avaliação da aprendizagem não é sinônimo de provas ou exames. Realizada pelos professores durante todo o ano letivo, ela permite acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e também a própria prática docente. A avaliação pode ter inúmeras finalidades, dentre as quais possibilitar a reflexão e a (re) orientação sobre o que se aprende e também como se ensina.

De acordo com Kistemann, o livro foi criado a partir de uma disciplina de mestrado. “Ao longo da disciplina os participantes descreveram suas teorizações e resultados de pesquisas. Vimos que há poucos livros acessíveis sobre a avaliação e com linguagem em sintonia com a realidade dos professores. Diante disso, este é um livro escrito por professores e para os professores interessados em transformar a sua prática docente.”

O professor Marco Kistemann já prepara para este ano o lançamento de um segundo volume da obra, com novos temas de pesquisas em Avaliação da Aprendizagem na Educação Básica e na Educação Superior.