A Universidade Federal de Juiz de Fora encerrou a V Mostra de Ações de Extensão e o III Congresso de Extensão da UFJF com a solenidade de premiação dos projetos produzidos e por uma homenagem à professora do Departamento de Nutrição do campus de Governador Valadares, Nízia Araújo, que faleceu recentemente por agravamento da Covid-19. O evento on-line foi transmitido ao vivo pelo Youtube.

O evento prestigiou, no total, dezesseis projetos de extensão, tanto do campus de Governador Valadares quanto de Juiz de Fora, divididos em oito categorias diferentes: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, Saúde e Trabalho.

Em sua fala inicial, a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia de Souza Coimbra, ressaltou a importância do tripé pesquisa, ensino e extensão na superação da pandemia e citou também o Dia Nacional da Visibilidade Trans, levantando a necessidade das políticas afirmativas e de respeito dentro da Universidade. “É um momento tanto de reconhecimento quanto de homenagem. Estamos numa premiação em que vamos destacar, entre todos os maravilhosos projetos, alguns que representam as áreas de origem onde se inserem. São projetos que formam nossos alunos, colocando no centro de suas formações questões sociais e contribuem com a superação das desigualdades e com as conquistas de seus direitos.”

Projetos premiados

A professora do Departamento de Economia do campus avançado de Governador Valadares, Juliana Gonçalves Taveira, responsável pelo projeto de extensão premiado “Monitoramento e análise do mercado de trabalho”, afirma que uma das preocupações do trabalho é oferecer análises simplificadas para a sociedade. “Esse é um projeto contínuo em que, apesar das dificuldades, estamos sempre atualizando os dados e tentando incluir análises diferentes e simplificadas para que a sociedade compreenda os movimentos do mercado de trabalho. Isso acaba sendo muito bom para os alunos, que vão ensinando para os outros bolsistas os seus próprios conhecimentos. Por isso a premiação é tão importante e gratificante para nós. É um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, explica.

Premiado na categoria Saúde, o projeto “Educação e promoção do autocuidado de idosos e cuidadores: abordagem interprofissional” é coordenado pela chefe do serviço de Geriatria e Gerontologia do Hospital Universitário, Eliane Baião Guilhermino Alves, que explica quais foram os desafios de continuar promovendo-o durante a pandemia. “Nosso projeto, desenvolvido desde 2015, tem como objetivo promover a educação, a saúde e o autocuidado de idosos através de várias ações de extensão e tecnologias de cuidado interprofissional. Com a pandemia, precisamos adaptar o projeto para atividades on-line. Com isso, acabamos estimulando bastante um outro aspecto do envelhecimento ativo, que é a utilização da tecnologia na educação e a promoção da inclusão digital.”

O professor do Departamento de Direito do campus de Governador Valadares, Murilo Ramalho Procópio, integrante da equipe do projeto “Lado M”, premiado na categoria de Direitos Humanos e Justiça, explica que se aproximou do tema durante o seu doutorado, em uma linha específica nos estudos de gênero. “Considero que é um dos papéis da Universidade atuar na defesa das diversas manifestações de gênero, por meio de uma educação plural e inclusiva. Não esperávamos essa grata surpresa, mas ficamos muito felizes quando recebemos a notícia. Esperamos que essa premiação seja o combustível que precisávamos para ampliar as frentes de atuação do projeto nos próximos anos.”

Homenagem a Nízia Araújo

Após a premiação dos projetos, o evento prestou respeito à professora Nízia Araújo Vieira Almeida. A homenagem contou com um vídeo contendo fotos e depoimentos de profissionais da UFJF, conhecidos, colegas de trabalho, alunos e ex-alunos, todos ressaltando a maestria e excelência de Nízia, tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

“O evento é totalmente dedicado a nossa colega, professora Nízia, do campus Governador Valadares, que faleceu recentemente depois de muito lutar contra a Covid-19. Essa homenagem é dedicada a ela.”, concluiu Ana Lívia.

Confira a lista completa dos premiados

Comunicação

“UFJF-GV in focus: Descoberta, desafios e intervenções na Região do Médio Rio Doce”

“A3 – Jornalismo multimídia em interface com a sociedade”