Projeto resgata a tradição da ópera, considerada a obra de arte total (Foto: Divulgação)

A quarta edição do Operando acontece de maneira diferente este ano. Para continuar resgatando a tradição da ópera, considerada a obra de arte total, a Orquestra Sinfônica Pró-Música, em parceria com o coral Pró-Música, se adequou ao novo formato virtual. No próximo domingo, dia 6, às 20h, o público poderá assistir aos concertos do Projeto em casa pelo canal do Youtube Orquestra Sinfônica Pró-Música /UFJF.

Faz parte do repertório uma importante apresentação na história do Cine-Theatro Central: a ópera “Cavalleria Rusticana”, do italiano Pietro Mascagni, considerada uma das primeiras composições do verismo, o realismo operístico italiano que aborda a realidade do povo comum. A ópera “Carmen”, do compositor francês Georges Bizet, também faz parte da programação. Devido ao caráter transgressor da protagonista, a ópera sofreu severas críticas na data de sua estreia, em março de 1875. 

Outras peças de destaque são “A Flauta Mágica”, “As Bodas Figaro” e “Don Giovanni”, do renomado compositor austríaco do período clássico, Wolgang Mozart, além do clássicoRomeu e Julieta”, composto por Charles Gounod e baseado na peça homônima de William Shakespeare. “As Índias Galantes”, de Jean-Philippe Rameau, também faz parte do repertório como uma ópera acompanhada de dança.

Todas as apresentações são antecedidas por uma palestra com o professor de História da Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Rodolfo Valverde. Na conversa, o docente contextualiza a história da ópera e apresenta ao público o enredo de cada uma das obras escolhidas para o repertório, garantindo um melhor entendimento do gênero e, consequentemente, rompendo eventuais obstáculos à apreciação da música clássica.