Concurso será realizado a distância e oferece premiações que variam entre R$ 100 e R$ 500 (Foto: Canva)

A Diretoria de Imagem Institucional declara abertas nesta terça-feira, 1°, as inscrições para o 2° Concurso de Redação promovido pelo projeto de extensão “A ciência que fazemos”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com o tema “A ciência e eu: como eu lido com informações conflituosas”, a iniciativa busca textos que abordem a importância da ciência para a sociedade, bem como formas de lidar com ideias controversas e a existência de outras formas de conhecimento. O edital completo está disponível on-line.

Podem participar do concurso todos os alunos regularmente matriculados nas escolas participantes do “A ciência que fazemos”. As inscrições, gratuitas e on-line, seguem até às 23h59 do dia 4 de dezembro. As escolas podem inscrever quantas turmas desejarem, sendo que cada uma deverá apresentar um(a) professor(a), também participante do projeto, como coordenador(a) – que será responsável pela inscrição, preenchimento de dados, aplicação da redação e envio dos trabalhos. Uma vez com a turma inscrita, todos os alunos nela matriculados podem concorrer. Os trabalhos devem estar organizados em duas categorias: 1 – Ensino Fundamental e 2 – Ensino Médio, ambas incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Todas as redações devem ser enviadas virtualmente. Os alunos devem escrevê-la a próprio punho, tirar uma foto – é fundamental que o texto fique legível – e enviar a imagem para o(a) professor(a) coordenador(a). As fotos dos trabalhos de cada turma devem ser reunidas em um só e-mail, que será enviado para o endereço ciencia@comunicacao.ufjf.br. O título da mensagem deverá conter o nome da escola e a categoria. No corpo do e-mail, deverá ser descrito o nome do(a) professor(a) coordenador(a), a série referente à turma e o número de redações que estão no e-mail.

Premiação
Serão premiados os cinco melhores trabalhos em cada categoria. Os estudantes classificados nessas posições recebem certificados e prêmios em dinheiro que variam entre R$100 e R$500. Além disso, professores coordenadores responsáveis pelas redações classificadas em primeiro lugar de cada categoria recebem a quantia de R$250, podendo acumular prêmios, caso tenham enviado as redações vencedoras em ambas as categorias.

Regulamento da redação
A redação deve ser realizada individualmente pelos estudantes, ser original e ter entre 20 e 25 linhas. Todos os textos devem conter título, nome completo e abordar o tema proposto. O gênero textual da produção fica a critério do(a) participante. Os quesitos de avaliação são pertinência ao tema, criatividade do trabalho e compreensão sobre o papel da ciência na sociedade (peso 3) e a clareza no desenvolvimento das ideias e a correção ortográfica e gramatical do texto (peso 1).

A coordenadora do “A ciência que fazemos”, Bárbara Duque, define a proposta da segunda edição como a chance de promover uma reflexão. “A ideia é dar a oportunidade para expressar as dúvidas existentes, sem o peso do certo e do errado. Seguindo a proposta do projeto, é importante que os estudantes compreendam a dimensão da construção do conhecimento científico, que saibam, por exemplo, que não é algo proposto por uma ou duas pessoas, mas sim a partir do consenso de uma extensa comunidade acadêmica, que se dedica a verificá-lo sistematicamente.”

“Estamos vivendo um momento em que muito se discute sobre vacinas, quando elas estarão prontas, em que medidas podemos utilizá-las ou não, e como isso se relaciona com outros conhecimentos. Então, entendemos que é uma oportunidade para que os estudantes – que estão obtendo muitas informações por meio das mídias sociais e da mídia de um modo geral, especialmente durante o isolamento social – possam se expressar através de um texto sobre o assunto que é muito importante pra sociedade como um todo, mas também para cada um de nós”, aponta o vice-coordenador do projeto, José Guilherme Lopes. 

O diretor da Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, destaca o peso da iniciativa para a Universidade. “O concurso abre a perspectiva de ampliar a interação entre aqueles estudantes que estão participando do projeto e nós, da Universidade, através dos profissionais que coordenam esse projeto. É importante perceber como os nossos interlocutores, que são os estudantes do ensino básico, estão percebendo a ciência e a importância desse momento.”

Outras informações:
Edital do 2º Concurso de Redação
Inscrições on-line