Marcel Vieira, pesquisador do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi nomeado como árbitro do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O Pisa é um estudo comparativo internacional realizado por 79 países a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos. Vieira substituirá Marc Christine, do Instituto Nacional de Estatística da França (INSEE). Christine exercia a função de árbitro amostral do Pisa desde 2006.
A OCDE solicitou para os Ministérios da Educação de cada um dos 79 países que participam do Pisa para indicarem o nome de um especialista em amostragem como candidato para a função de Árbitro. “Eu já estava feliz com o reconhecimento do INEP por ter me indicado como candidato. Fiquei ainda mais feliz por ter sido o especialista selecionado pela OCDE. Sinto também uma grande responsabilidade por ser o primeiro brasileiro que irá exercer esta função”, revela Vieira.
O que faz um árbitro do Pisa
Para que haja comparabilidade entre os resultados produzidos pelos diferentes países é necessário rigor metodológico por parte de todos os participantes. “Quando surgem problemas relacionados à amostragem durante a implementação da pesquisa, o árbitro da amostragem é prontamente informado e o seu conselho é procurado”, explica o pesquisador. Nestes casos, evidências adicionais são fornecidas pelo centro nacional para justificar a qualidade e comparabilidade dos dados, e estas evidências são compartilhadas com o árbitro de amostragem. “Espera-se que o Árbitro leia esta evidência em detalhes e sugira quaisquer etapas adicionais que possam ser necessárias para julgar a qualidade da amostra do Pisa.”
O pesquisador já trabalhava como membro da Comissão de Amostragem do INEP e entra em contato com problemas de pesquisa relacionados ao planejamento amostral de estudos educacionais como o Pisa. “Vejo esta nomeação como uma oportunidade para me dedicar e poder contribuir para a internacionalização da UFJF, uma vez que terei contato com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa do mundo todo”, aponta Vieira.
O Pisa
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados do Pisa permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países. A partir disso, políticas e programas educacionais podem ser criados visando melhorar a qualidade e a equidade dos resultados de aprendizagem.
Por causa da pandemia de Covid-19, o próximo ciclo do Pisa, que aconteceria em 2021, foi adiado para 2022. “Minha expectativa é que haja algum risco de a pandemia trazer novos desafios para a execução do desenho amostral do Pisa nos diferentes países. Entretanto, estes desafios poderão ser menores se houver sucesso com o desenvolvimento das vacinas, e com um possível controle da pandemia no médio prazo”, conclui.