O professor do Departamento de Geociências do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Geraldo César Rocha, lança seu novo livro “O solo e seus riscos”. A obra trata sobre o solo e os problemas ambientais aos quais está sujeito. O livro já está sendo comercializado nas versões física e virtual e, para o lançamento remoto, ainda não há data definida.

A abordagem perpassa por 17 assuntos, tais como a erosão, que consiste no desgaste do solo por conta da água corrente e também pela ação do homem; a acidificação, causada por chuva ácida e água contaminada; a compactação, que consiste no movimento em que o solo perde a sua porosidade e se torna mais denso. Além disso, Rocha trata da prevenção desses riscos, desde o solo agrícola até o solo urbano.

Segundo o professor, a aplicação do livro é ampla e diversa. “É também um alerta ambiental, visto que, segundo várias pesquisas, estamos perto de um colapso global. O Brasil vive um momento no qual não trabalhamos ainda com a prevenção e vivemos uma cultura de remediação na nossa sociedade. Temos, então, que desenvolver uma cultura de  prevenção. Assim, a avaliação dos riscos ambientais se torna importante neste contexto.”

De acordo com Rocha, o principal agente de destruição do solo, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa não é o ser humano. “Muitas áreas da ciência falam que o risco está diretamente ligado ao homem, mas vou na contramão deste pensamento, visto que o risco não só pode ser desenvolvido para o homem, mas também para a natureza. No livro, coloco em questão os perigos do solo, onde não somente o homem é o principal agente, pois há os riscos do próprio solo.”

“O solo e seus riscos” é a quarta obra do autor, responsável também por “Riscos Ambientais: análises e mapeamento em Minas Gerais” publicado em 2005; “Perigo mora ao lado”, de 2009; e “Contaminação de Solos: características e impactos”, de 2014.

Outras informações: geraldo.rocha@ufjf.edu.br