Bolsas têm a duração mínima de um mês e máximo de 12 meses, com valores mensais de R$ 1.500 (Foto: Freepik)

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou edital para seleção de dois bolsistas de Mestrado para o programa de extensão “Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop). Os interessados devem se inscrever por e-mail até este sábado, dia 31.

Uma das vagas é destinada a alunos do curso de Mestrado de Direito e Inovação, e a outra é voltada para mestrandos dos cursos de Administração; Administração Pública (Profissional); Artes, Cultura e Linguagens; Ciência da Computação; Ciência da Religião; Ciências Sociais; Comunicação; Ecologia; Economia; Educação; Geografia; História; Psicologia; Serviço Social.

O candidato deve possuir fluidez de comunicação e habilidade para trabalhar em grupo; conhecimento ou experiência em metodologias participativas, educação popular, cooperativismo, associativismo, gestão, agroecologia ou temáticas afins; ter aptidão para trabalhar com movimentos sociais e coletivos de trabalhadores; possuir familiaridade no uso de tecnologias e acesso às redes sociais.

No projeto os candidatos irão buscar meios para a constituição de redes com outros coletivos de economia solidária, participação em eventos conjuntos, oficinas e seminários; acompanhar, registrar e arquivar informações; participar das atividades de formação da equipe, educadores e participantes dos coletivos em economia solidária; organizar e preparar oficinas e atividades de assessoria junto aos coletivos de economia solidária, além de outras atividades. A bolsa tem a duração mínima de um mês e máximo de 12 meses, com valores mensais de R$ 1.500.

Inscrições

Poderão inscrever-se os candidatos matriculados no respectivo curso de pós-graduação da UFJF, que não estão em débito com a Extensão no que tange a relatórios e/ou outros documentos e que recebem qualquer modalidade de auxílio ou bolsa da UFJF ou de outra agência de fomento pública nacional ou internacional ou empresa pública ou privada, bem como renda oriunda de vínculo empregatício de qualquer natureza.

Outro critério é  possuir disponibilidade de 12 horas semanais, sendo divididas da seguinte forma: às quartas-feiras para reunião de equipe; às sextas-feiras para grupo de estudos e, eventualmente, nos finais de semana e outros horários de acordo com o coletivo de trabalhadores autogestionários em que for atuar.

Para se inscrever, o candidato deve enviar um e-mail até este sábado, dia 31, para: selecaointecoopufjf@gmail.com, constando: nome completo; curso; telefone para contato; currículo lattes e carta de intenções anexados.

Para outras informações sobre o processo seletivo confira o edital na íntegra.

Outras informações: selecaointecoopufjf@gmail.com