Evento, parceria entre UFJF e Prefeitura de Juiz de Fora, debate os dez princípios para construir cidades resilientes(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Com participação do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), do representante do Instituto Global de Educação e Treinamento (Geti), Mutarika Pruksapong, do chefe do Escritório do Nordeste da Ásia, Sanjaya Bhatia, e de autoridades locais e regionais, acontece, de 4 a 6 de novembro, o “Workshop Juiz de Fora Mais Resiliente”. O evento, via on-line, promovido em parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura Municipal, visa apresentar o processo, iniciado pela UFJF, de assessoria e análise da resiliência aos desastres no município.

O workshop é direcionado para bombeiros militares, agentes de Defesa Civil, professores e estudantes, e aberto à comunidade em geral. A participação é gratuita e a programação será transmitida ao vivo via Youtube. As inscrições devem ser feitas através de formulário até terça-feira, 27 de outubro.

Serão debatidos os “Dez Princípios para Construir Cidades Resilientes” e os participantes poderão enviar perguntas a serem respondidas pela sala técnica, constituída por gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal, com atuação direta e indireta nos atendimentos aos desastres.

O Workshop reúne atores relevantes da cidade para discutir temáticas atuais que contribuem com o aperfeiçoamento das ações de gestão e planejamento de risco de desastre, a partir da aplicação da “Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência – Nível Preliminar”, e da compilação de seus resultados. Além disso, aborda a necessidade de adoção de medidas de gerenciamento de riscos, uma vez que as consequências econômicas, políticas e sociais dos desastres podem ser devastadoras para as comunidades.

Ferramenta
A “Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência – Nível Preliminar”, desenvolvida pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), é um conjunto de perguntas sobre o município que permitem aos governos locais avaliarem sua resiliência a desastres, estruturando-se em torno dos “Dez Princípios para Construir Cidades Resilientes”.

O recurso fornece avaliações que permitem monitorar e revisar o progresso e os desafios na implementação da “Estrutura do Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres”. Além disso, acompanha o desenvolvimento das estratégias de redução de riscos de desastres e resiliência.

Em Juiz de Fora, o projeto foi adotado a partir da  publicação de Decreto Municipal. O documento conta com o nome de professores e alunos da UFJF e representantes da prefeitura para a criação do comitê de análise da resiliência.

Base de Referência
Segundo a professora da Faculdade de Engenharia da UFJF e organizadora do evento, Gislaine dos Santos, os desastres não são naturais. Para ela, os benefícios do desenvolvimento da urbanização planejada por meio de legislação, economia e serviços urbanos básicos só podem ser alcançados e sustentados com a resiliência das cidades. “Este evento possibilita estabelecer uma base de referência do nível atual da resiliência a desastres, debater as prioridades para ação e investimento e conduzir as ações e projetos implementáveis no que tange à temática de redução de risco de desastres e resiliência urbana, possibilitando assim a construção de uma Juiz de Fora mais resiliente a desastres”, explica Gislaine.

Confira a programação completa

Workshop Juiz de Fora + Resiliente