Convidada foi primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil (Foto: Divulgação)

Primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil, a cineasta Adélia Sampaio é a convidada do Cinemamm desta quarta-feira, 21, às 19h, em live que conta com mediação de Karina Orquídia, integrante da equipe do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). O projeto tem edição virtual especial no canal do Mamm no Youtube, desta vez explorando o filme “Amor maldito”, de 1984, sobre a trágica história de amor entre duas mulheres, trama inspirada em um caso real. 

Adélia carrega a mineiridade em sua bagagem e se destaca pelos temas contundentes de seus filmes. Nascida em Belo Horizonte, mudou-se aos 13 anos para o Rio de Janeiro, onde teve o primeiro contato com o cinema. Anos depois, conseguiu emprego como telefonista em uma distribuidora de filmes ligada ao Cinema Novo, e foi ali que começou a participar de produções cinematográficas. Sua estreia como diretora se deu em 1979, com o curta-metragem “Denúncia vazia”.

“Amor maldito” foi realizado quando o Brasil fazia a transição da ditadura militar para a democracia. Adélia aproveitou a abertura política para fomentar a discussão sobre um tabu da época, a lesbianidade. O filme enfrentou severas críticas pela ousadia na abordagem. A proposta era retratar o preconceito da sociedade diante da paixão entre mulheres, um tema que continua atual.

Alvo de estudos e discussões no meio acadêmico e na sociedade em geral, as realizações de cineastas negros vêm obtendo visibilidade a partir de publicações, debates e festivais. A arte de Adélia vem à tona como referência em um momento em que a ligação entre a cultura e os movimentos em prol das minorias experimenta uma curva ascendente não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Também merece menção seu trabalho como documentarista, em que sobressaem os longas “Fugindo do passado”, que estreou em 1987, e “AI-5 – O dia que não existiu”, lançado em 2001. Neste, ela dividiu o trabalho de direção com o jornalista Paulo Markun, fazendo uma revisita histórica ao Congresso Nacional no ano de 1968, a fim de reproduzir a grave atmosfera em que se deu o Ato Institucional Número 5, o mais conhecido dos 17 emitidos pelo regime militar entre 1964 e 1984.

Reconhecimento
A cineasta vem de uma longa jornada de viagens país afora para participar de rodas de conversas a fim de ampliar e compartilhar suas vivências artísticas, pessoais e profissionais. Diante da pandemia e da impossibilidade de realizar esse trabalho presencialmente, desde março ela continua a inspirar, em participações on-line, mulheres e jovens que querem conquistar seu espaço no cinema brasileiro.

Recentemente, Adélia foi homenageada em um festival que começou a ganhar força em Brasília, com o evento passando a levar seu nome: Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio. Três edições já foram realizadas, com exibições de filmes, seminários, shows e oficinas gratuitas.  

Cinemamm
Já tradicional entre as atividades do Museu de Arte Murilo Mendes, o Cinemamm apresenta a produção cinematográfica e suas diferentes perspectivas, por meio de ciclos de exibições de filmes e palestras, a partir de determinados temas, oxigenando e, ao mesmo tempo, fomentando a discussão em torno de diversas produções. “Trata-se de um projeto que já tem uma história e que adaptamos para a modalidade virtual, a fim de atender ao público afetado pelo distanciamento social”, explica Carmem Mattos, da equipe do Museu.

“Neste momento, estamos organizando essas edições especiais para comemorarmos os 15 anos do Mamm, destacando também o cinema. É importante observar que Murilo Mendes incluiu a chamada sétima arte em sua escrita, com textos como a crítica sobre o filme Blow-up, do italiano Michelangelo Antonioni, em 1966, e sobre o cineasta russo Serguei Eisenstein, que consta do livro Convergência”, ressalta.

Outras informações
O filme
A live
As obras
O Mamm