Inscrições a partir desta quinta-feira, 1º, até 11 de outubro, por meio de formulário eletrônico (Imagem: Pixabay)

Com a pandemia de Covid-19 e o isolamento social por ela provocado, a saúde mental se tornou um componente de grande impacto na população, tornando o ambiente favorável para o adoecimento psíquico e a intensificação de dificuldades em quadros já existentes. Para oferecer suporte aos alunos de graduação e de pós-graduação, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está lançando a primeira edição on-line do “Grupo DeBoas: lidando com a ansiedade”.

Os interessados podem se inscrever a partir desta quinta-feira, 1º, até o dia 11 de outubro, por meio de formulário eletrônico que será disponibilizado na página da Proae. São oferecidas 25 vagas, divididas em dois grupos. Os encontros virtuais acontecem via Skype, a partir do dia 14 de outubro, sempre às quartas-feiras em dois horários: das 10h às 12h (grupo 1) e das 14h às 16h (grupo 2).

“Nesses encontros, trabalharemos, basicamente, com a abordagem psicoeducativa, no sentido de instrumentalizar o estudante a lidar de uma forma mais saudável com a ansiedade. Além disso, apostamos na troca de experiência entre eles. No processo grupal, isso tem uma potência terapêutica bastante interessante”, explica a coordenadora da iniciativa, a psicóloga Rosana Cognalato.

“O DeBoas já está indo para o seu sétimo semestre e a adesão ao Grupo vem sendo significativa. Não poderíamos deixar de oferecê-lo, diante de uma preocupação com a saúde mental de nossos estudantes, principalmente, nesse período histórico tão delicado”, ressalta.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui o maior número de pessoas consideradas ansiosas no mundo. “Esse cenário, inevitavelmente, reverbera na realidade de vida dos nossos estudantes. Insisto: isso já era um fato que demandava uma atenção cuidadosa.”