O Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI) abriu as inscrições para homens e mulheres com idade a partir de 50 anos e residentes em Governador Valadares que desejem participar do Grupo de Apoio Alimentação Saudável e Perda de Peso.

Com a participação de estudantes de nutrição e nutricionistas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), o grupo buscará incentivar a reflexão a importância da alimentação saudável como prevenção de doenças; promover a saúde através de condutas conscientes na escolha dos alimentos; bem como desmistificar crenças em relação à alimentação. “A alimentação saudável é importante em todas as idades, mas especialmente a partir dos 50 anos a gente começa a notar mudanças importantes tanto no hábito alimentar, quanto corporal. Então o grupo vem para trabalhar o Guia Alimentar para a população brasileira e para ajudar os indivíduos a manter uma alimentação saudável neste momento de isolamento, principalmente por meio do contato remoto com outras pessoas, troca de experiências e do apoio profissional”, destacou a professora Clarice Lima, do departamento de Nutrição da UFJF-GV.

Em razão da pandemia de COVID-19, as atividades serão remotas em plataformas digitais. Por isso, é necessário que os interessados tenham acesso a internet por meio de um smartphone, tablet ou computador com fone de ouvido e câmera, que possibilitem a presença e participação nos encontros.

Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui. As atividades terão início em 1º de outubro e serão finalizadas no dia 17 de dezembro. Os encontros serão semanais, sempre às quintas-feiras, das 17h às 19 h.

Desde 2018, o NEPI já trabalhou com quatro grupos de alimentação saudável e perda de peso, atendendo cerca de 80 pessoas.

Atendimentos individuais

Além da atividade em grupo, a UFJF-GV oferece, por meio da clínica-escola de nutrição, atendimento nutricional individual on-line para adultos e idosos que tenham 50 anos ou mais. Os agendamentos podem ser realizados através do e-mail nepiatende.ufjf@hotmail.com.