Em busca de oferecer suporte aos servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do campus sede e de Governador Valadares, diante do cenário de excepcionalidade, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) criou um projeto para acolher docentes e técnico-administrativos em educação por meio de um atendimento virtual, feito por psicólogos e assistentes sociais. Para participar da iniciativa, o interessado deve encaminhar requerimento para o e-mail: acolhimento.servidor@ufjf.edu.br.
O projeto tem o objetivo de oferecer atendimento psicossocial on-line para os servidores que estejam com dificuldades diante da adoção da modalidade de trabalho remoto. A ação visa promover um momento para escuta e partilha de orientações que possam contribuir para a forma de lidar com as questões do período atípico. Além disso, busca compreender a situação dos trabalhadores que se encontram em uma nova rotina, como, por exemplo, em revezamento nos locais de trabalho, serviços remotos, aumento do fluxo de tarefas e adaptação ao uso de novas ferramentas.
De acordo com o assessor do Núcleo de Planejamentos, Assessoria e Assistência (Nupla), Warleson Peres, os atendimentos são realizados em salas virtuais, sempre por uma dupla composta por um assistente social e um psicólogo. “Eles trazem o olhar de cada área e garantem uma escuta acerca das questões vivenciadas pelos nossos servidores no contexto do trabalho remoto e da pandemia. Atualmente, temos três duplas de atendimento em Juiz de Fora e uma no campus de Governador Valadares.”
Acolhimento ao servidor
A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem Estar (Cossbe), o Nupla e a Coordenação da Gestão de Pessoas do Campus de Governador Valadares. Após receber as demandas, a Progepe é a responsável por agendar o dia e o horário dos atendimentos virtuais, informá-los aos servidores, bem como, encaminhar o link para que o inscrito possa acessar a sala virtual.
Segundo Peres, os trabalhos foram iniciados no dia 10 de agosto, e até o momento, já foram recebidas 26 solicitações de atendimento, sendo 21 delas do campus sede e cinco de Governador Valadares. Os atendimentos do campus avançado são realizados por profissionais da cidade, que conhecem a realidade local e as condições de trabalho.
“Até o presente momento, as questões que mais surgiram foram as referentes à saúde mental, prévias a pandemia, e que tiveram seu agravamento pelo contexto geral vivido, bem como, as condições e relações de trabalho de modo a conciliar as rotinas das tarefas remotas às da vida cotidiana. O importante é promover esse momento de escuta ativa, por profissionais especializados, que poderão contribuir com nossos servidores, fazendo encaminhamentos e dando diretrizes para que o trabalhador possa lidar e superar as questões que vêm surgindo”, finaliza Peres.
Outras informações: Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)
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