Refletir sobre conexões e isolamentos no campo do audiovisual é o foco do 1º Seminário do Entelas, grupo de pesquisa em Conteúdos Transmídia, Convergência de Cultura de Telas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os temas serão abordados por pesquisadores e profissionais da área do país, da Alemanha e do Canadá. A atividade é gratuita e acontece entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. Os interessados devem se inscrever pelo Sympla.

O termo “isolamento”, que se tornou frequente em nosso dia a dia, é usado no seminário como metáfora. O objetivo é pensar, propor caminhos, saídas e conexões, não apenas para o momento atual, para outras formas de afastamento que sempre estiveram presentes, mas que por vezes são invisíveis para boa parte da população, especialmente no campo audiovisual.

O Entelas faz parte do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL) e as temáticas do evento foram definidas a partir das linhas de pesquisa do grupo. Segundo o coordenador do grupo, professor Felipe Muanis, uma das preocupações foi organizar o evento de modo a reunir a prática profissional e a produção acadêmica. “Tentamos mixar ambos conhecimentos, trazendo convidados atuantes no mercado e também pesquisadores.”

Os encontros serão realizados por meio de videoconferência, na plataforma Zoom, todos os dias das 15h às 17h. A participação confere certificado mediante o registro de presença em todos os dias do evento, que tem o apoio do Bacharelado em Cinema do Instituto de Artes e Design da UFJF.

31 de agosto

A abertura do Seminário será feita pela cineasta, autora e integrante do Entelas, Rosane Svartman e pela professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE), Alessandra Meleiro. O debate, mediado pela professora da Faculdade de Comunicação da UFJF, Gabriela Borges, pretende tratar do conceito de isolamento no campo audiovisual, bem como metodologias para lidar com esse contexto nos cursos da área.

1º de setembro

No segundo dia de evento os convidados são a professora no programa de pós graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo (USP), Maria Cristina Mungioli, o professor da Faculdade de Educação da USP, Rogério de Almeida e o professor de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Marcel Vieira.

“A ideia é tentar entender como é que chegamos nas formas atuais de se contar histórias especialmente nos meio audiovisuais mas também em outras formas narrativas”, explica o mediador da mesa, Christian Pelegrini, que é também coordenador da linha de pesquisa Estética Narrativa e Serialização do Entelas.

2 de setembro

Diversidade no Audiovisual Brasileiro Contemporâneo é o tema do dia 2 de setembro, e busca resgatar a história do movimento LGBTQIA+ no Brasil, além de debater como políticas de fomento e regulação de conteúdos contribui para a criação de espaços de visibilidade, resistência e novos protagonismos. As convidadas são a professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Regina Facchini; a doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Adriana Azevedo; e a  diretora de Desenvolvimento e Políticas Audiovisuais da SPCINE, Malu Andrade.

A mediação será feita pela coordenadora da linha  de pesquisa “Sexualidades, Dissidências e Novas Mídias do Entelas, Juliana Bravo. “Este seminário numa universidade pública federal evidencia que estamos abertos ao diálogo, ao pensamento crítico e também a alteridade. E, talvez, antes de tudo, mostra que o audiovisual, enquanto manifestação artística e cultural, tem um poder incrível para a disseminação da celebração das diferenças e da diversidade”, afirma Juliana.

3 de setembro

A mesa América Latina: antigos isolamentos, novas conexões irá discutir isolamento no ponto de vista do audiovisual da América Latina, seja no campo da produção, da política ou dos vetores de distribuição e exibição de produto. Farão parte do debate a mestranda em Artes Cultura e Linguagens pela UFJF, Edileis Novais; a doutoranda em Cinema pela Université de Montréal, Katia Morales Gaitán; o doutorando do PPGACL Adriano Chagas e o mestrando Paulo Pinto, também integrante do PPGACL, com passagem pela Université de Montréal.

“Vamos pensar no mercado mundial e como precisamos nos impor, no campo do audiovisual. Precisamos sempre nos proteger de práticas comerciais predatórias de mercado, que impede a gente de ver a nossa própria produção, e fiquemos muito calcados na produção do exterior”, adianta o professor Felipe Muanis, mediador da mesa.

4 de setembro

O encerramento “ Imagens da clausura no cinema brasileiro” com o doutor em estudos de Mídia pela Ruhr Universität Bochum, Martin Schlesinger será uma discussão sobre a pesquisa a respeito do cinema brasileiro, sua teoria, filosofia e estética.

Outras informações:

conexões.entelas@gmail.com