Estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) podem se inscrever no Curso de Introdução à Cultura Chinesa. A iniciativa, do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), é desenvolvida em parceria com a Hebei Foreign Studies University (HFSU), de Shijiazhuang, na China, e será desenvolvido de maneira remota. 

O curso, ministrado pela professora Ana Qiao, é gratuito e terá carga horária de 45 horas. O idioma será o português, com algumas aulas e atividades em inglês. As aulas serão semanais, às quartas-feiras, de 19h às 22h (horário de Brasília), com início no dia 2 de setembro.

O curso irá abordar aspectos relevantes da cultura chinesa para a compreensão do modo de pensar e agir do povo daquele país, como conhecimentos panorâmicos de história, política, aspectos linguístico-culturais, valores e hábitos culturais. Assuntos como a interculturalidade e interação nas relações sociais e comerciais entre brasileiros e chineses, além de relações acadêmicas, científicas e comerciais entre Brasil e China também serão discutidos.

Segundo a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, a iniciativa oferece uma oportunidade de elevar a experiência humana dos estudantes ao desmistificar a cultura de um país distante, porém relevante para as relações diplomáticas brasileiras. “O primeiro ganho sempre é de formar cidadãos, tornar a UFJF ainda mais tolerante, no momento em que a gente entra, politicamente, na ‘segunda guerra fria’, no mundo, dessa vez com Estados Unidos e a China. Esses alunos vão receber e aprender uma língua e uma cultura que a gente não consegue oferecer aqui, nos nossos cursos regulares.”

Inscrições

Os estudantes interessados da UFJF poderão fazer as inscrições pelo Siga – ou diretamente por este link – das 12h do dia 3 de agosto até às 18h do 5 do mesmo mês. No ato da inscrição, o interessado deverá anexar um certificado de proficiência em inglês, reconhecido internacionalmente, de nível mínimo C1.

A seleção será feita por ordem; os 14 primeiros estudantes a realizarem uma inscrição válida serão encaminhados para a segunda etapa do processo. O resultado desta pré-seleção será divulgado no dia 7 de agosto. A seleção final será realizada pela comissão nomeada pela Hebei Foreign Studies University e pela Diretoria do GCUB. O resultado final será divulgado no dia 19 de agosto.

Iniciativas visam diminuir impacto da pandemia para estudantes e pesquisadores

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) irá promover, durante todo o período da pandemia de Covid-19, uma série de alternativas voltadas para o ensino na Graduação e na Pós-Graduação, para a Pesquisa e para a Gestão na Educação Superior. A iniciativa é uma forma de compensar os danos causados pela crise sanitária que afeta drasticamente a Educação Superior, por ter forçado o afastamento de milhões de estudantes das salas de aula em todo o mundo.

As ações incluem cursos e atividades à distância, oferecidos pelo GCUB com seus parceiros internacionais, e permitirão que estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e gestores continuem a vivenciar experiências internacionais em excelentes instituições, localizadas nos cinco continentes.

Outras informações podem ser obtidas neste link.