O Grupo de Educação Tutorial da Engenharia Computacional (GET-EngComp), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inicia nesta quinta-feira, 16, uma série de lives para divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos alunos e professores do curso. O projeto vai divulgar os estudos em desenvolvimento e já finalizados. O convidado da primeira live é o pesquisador Rodrigo Weber dos Santos, que apresentará o tema “Engenharia computacional e o papel da modelagem da pandemia da Covid-19 no Brasil: O uso e abuso de modelos para a pandemia Covid-19”. A transmissão on-line será realizada pelo YouTube, às 17h. Para assistir, basta acessar o link. Faça a inscrição no canal e acompanhe toda a série.
“Engenharia computacional e o papel da modelagem da pandemia da Covid-19 no Brasil: O uso e abuso de modelos para a pandemia Covid-19” será o tema da primeira live.
Durante a apresentação, o docente irá abordar como as habilidades técnicas do profissional de engenharia computacional podem contribuir nas decisões governamentais durante a pandemia do novo coronavírus. Além de explicar como são desenvolvidos os modelos computacionais de cenários para a pandemia da Covid-19 no Brasil. “A engenharia computacional é um curso cujo foco principal é a Modelagem Computacional, aborda problemas de diferentes áreas susceptíveis de serem tratados pela construção de modelos de comportamento ou de fenômenos a partir de sua descrição (física, biológica, química e etc). A partir da subsequente elaboração de equações que os descrevam, para na sequência propor a resolução numérica realizada em computadores”, esclarece o coordenador do GET, Elson Toledo.
Modelos computacionais
A aplicação do conhecimento computacional relacionada a pandemia se dá por meio do estudo de cenários de crescimento e comportamento do coronavírus. A abordagem já é utilizada em modelos imunológicos referentes a doenças infecciosas. Segundo Toledo, para desenvolver os modelos computacionais para a doença da tuberculose, por exemplo, é preciso utilizar conhecimentos de métodos numéricos que resolvem adequadamente sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias – de forma aproximada – e de métodos estatísticos, conhecimentos de linguagens e técnicas de programação, além de sistemas operacionais para a utilização eficiente de computadores. “Com este tripé de conhecimentos é então possível realizar experimentos computacionais consolidados no que chamamos de cenários, importantes na tomada de decisões para a construção de políticas públicas no combate a esta doença”, complementa.
O professor convidado, que inaugura as lives do projeto, Rodrigo Weber destaca que a engenharia computacional pode desenvolver simuladores que acompanhem a progressão, testagem e avaliação de diferentes sistemas. Quanto à pandemia do coronavírus, ele diz que o trabalho pode ser pensado desde o desenho de novos equipamentos de proteção individual; do desenvolvimento e testes de fármacos e vacinas; novos protocolos para uso seguro de transportes públicos e restaurantes; até a construção de simuladores da transmissão da doença na sociedade. Impactando em propostas e avaliações das políticas de distanciamento social, por exemplo.
“Em 1963, Hodgkin e Huxley ganharam o prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina por terem conseguido modelar matematicamente e simular numericamente o comportamento de um neurônio. De lá para cá, a Engenharia Computacional continua apoiando novas descobertas, novos equipamentos médicos, medicamentos, e mais recentemente processos invasivos e cirurgias assistidas por simulações numéricas”, enfatiza Weber.
GET
O GET do curso de Engenharia Computacional da UFJF iniciou suas atividades em 2010. O grupo é composto por bolsistas, voluntários e colaboradores no desenvolvimento de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão. Durante o período de isolamento social, estão realizando reuniões periódicas. “Desenvolvemos planos de trabalho para o grupo com divisões de tarefas pelos membros. Assim, atualmente os alunos têm preparado uma série de cursos que estão sendo colocados na rede: Python, Linux, planilhas digitais, Insight Maker e Scratch. Inicialmente os cursos têm, cada um, alguns vídeos com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas”, afirma.
Outras informações: GET Engenharia Computacional