Veículo: O Tempo

Editoria: Política

Data: 13/07/2020

Link: https://www.otempo.com.br/politica/pesquisadores-vao-estudar-a-extrema-direita-no-brasil-1.2359223

Título: “Pesquisadores vão estudar a extrema direito no Brasil”

Grupo sediado na Universidade Federal de Juiz de Fora vai conduzir pesquisas para compreender ascensão de corrente ideológica

Para entender o crescimento do movimento que chamam de extrema direita no Brasil, um grupo de pesquisadores decidiu criar o Observatório da Extrema Direita na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

De acordo com um dos coordenadores do grupo, o professor de história contemporânea Odilon Caldeira Neto, a proposta “surge de uma necessidade de interpretar a extrema direita do Brasil e mundial em torno de seus novos processos, novas dinâmicas e novas facetas”.

Segundo o pesquisador, os movimentos de extrema direita são caracterizados por serem “antidemocráticos e apresentarem caráter nacionalista, um certo nativismo do discurso, uma prática reacionária, além do conservadorismo e do o populismo em torno dos símbolos pátrios”. Entre as expressões da direita radical no mundo, Neto citou a Inglaterra, com o primeiro-ministro Boris Johnson, os Estados Unidos, com o presidente Donald Trump, e o próprio Brasil, com a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018. 

“Algumas dessas características estão presentes no bolsonarismo. O bolsonarismo tem muitos elementos da extrema direita histórica do Brasil, tanto de elementos autoritários de grupos nacionalistas quanto de grupos fascistas”, avalia Caldeira Neto.

O professor pondera que há uma discussão sobre o bolsonarismo ser considerado extrema direita porque parte dele prega abertamente uma ruptura com a ordem institucional democrática e outra não. “Então, tem tendências no bolsonarismo que são antidemocráticas e podem ser alocadas na extrema direita e tem tendências no bolsonarismo que têm uma narrativa mais populista e querem reformar a sociedade brasileira e a democracia e estão mais próximas da direita radical”, avalia.

O professor citou outros movimentos da extrema direita – como grupos intervencionistas que defendem o golpe militar, grupos neointegralistas, neonazistas, entre outros. Caldeira Neto também lembrou episódios recentes associados a essas expressões no Brasil, como o caso do ataque à produtora Porta dos Fundos, em dezembro do ano passado, por conta de um vídeo em que Jesus era retratado como homossexual. O ataque a bomba na sede da empresa foi associado a movimentos integralistas – que possuem caráter nacionalista e autoritário e defendem valores religiosos e conservadores.

A proposta dos pesquisadores é justamente “olhar a extrema direita atual e também olhar a história da extrema-direita e fornecer uma interface de articulação com a sociedade civil de interpretação desse fenômeno”.

Extrema-direita no Brasil

Caldeira Neto explica que os movimentos de extrema direita no Brasil surgem logo após a proclamação da República, com a criação da Ação Integralista Brasileira (AIB), que foi um movimento ultranacionalista, conservador e católico de extrema-direita inspirado no fascismo italiano. “Durante os anos 30, a Ação Integralista Brasileira foi o primeiro partido de massas da política nacional”, disse o professor, que dedicou parte de suas pesquisas ao movimento.

Os integralistas brasileiros ficaram conhecidos como “camisas-verdes” e o movimento, criado por Plínio Salgado em 1932, deixou de existir oficialmente pouco tempo depois, em 1937. No entanto, isso não significa que os ideais integralistas deixaram o país. “Claro que teve fases em que extrema direita foi mais articulada e mais organizada, teve mais militantes, mas esse foi um movimento de grande expressão e de grande força política no processo da construção do golpe de 64 e também durante a ditadura”, afirma o pesquisador. 

Agora, os movimentos neointegralistas, como são chamados após a morte de Plínio Salgado em 1975, e outras expressões da extrema-direita encontraram terreno fértil novamente. “Em momentos de crise política e crise econômica, esses discursos conseguem garantir mais impacto político e social. Então, não é de se espantar que, nos últimos anos, os discursos da extrema-direita tenham ganhado bastante expressão no Brasil, até porque é um discurso que preza muito por soluções fáceis ou falsas soluções fáceis para problemas complexos”, explica Caldeira Neto.

Ainda segundo ele, os movimentos atuais guardam paralelos com o fascismo em relação à xenofobia, discursos conspiracionistas, e visão acerca das crises econômicas, mas não são uma reedição do passado. “O que a gente está passando não é uma repetição do fascismo, não é uma repetição daquela conjuntura do século XX,  é uma repetição de algumas bandeiras mas com novas roupagens e questões”, avalia o professor.

Pesquisador lança livro sobre o movimento integralista no Brasil

Amanhã, Odilon Caldeira Neto, juntamente com o também professor e pesquisador da UFJF, Leandro Pereira Gonçalves, lançam o livro  “O fascismo em camisas verdes: do integralismo ao neointegralismo” (FGV Editora).

Segundo Caldeira Neto, a obra é um compilado de trabalhos realizados pelos historiadores e faz uma reflexão “sobre a atualidade do fascismo e do neofascismo e também  da história do fascismo no Brasil, por meio da história do integralismo de 1930 até a atualidade”.

Ele explica ainda que o livro tem uma linguagem acessível para que não fique limitado ao meio acadêmico. “Nossa ideia é justamente trazer décadas da história da extrema-direita em um livro acessível, não muito extenso e de uma linguagem simples e agradável.É claro que a temática não é fácil mas é uma tentativa de tornar acessível um tema muito complexo e também muito urgente para a sociedade brasileira”, resumiu o autor.  

O lançamento acontecerá amanhã, às 18h, em um webinar mediado pelo jornalista Otávio Guedes com transmissão pelo canal da FGV no YouTube. O livro estará disponível para venda em versão impressa e em e-book.

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Veículo: Portal Amirt

Editoria: Cidade

Data: 13/07/2020

Link: https://www.portalamirt.com.br/tribuna-minas/tempo-estavel-deve-marcar-inicio-da-semana-em-juiz-de-fora/

Título: “Tempo estável deve marcar início da semana em Juiz de Fora”

A segunda-feira (13) será de tempo estável em Juiz de Fora, com céu parcialmente nublado em toda a Zona da Mata. É a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta temperatura mínima de 14,3 graus, registrada às 6h pelo termômetro instalado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e máxima de 27 graus nesse primeiro dia da semana. Nos próximos dias, no entanto, a aproximação de uma frente fria deixará as temperaturas mais amenas e pode causar chuvas isoladas.

Neste segunda-feira, segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deverá ficar em 30%. O fator sugere cuidado especial, uma vez que o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que esse índice varie entre 50% e 80%. Para dias de baixa umidade, a recomendação é ingestão de água e cuidado ao praticar exercícios ao ar livre.

A partir de terça-feira (14), a chegada de uma frente fria derruba a temperatura, mas causa efeito contrário na umidade relativa do ar, que deverá alcançar 80%. Para o período, está previsto céu parcialmente nublado com chuvas isoladas em Juiz de Fora. A temperatura mínima prevista para terça é de 15 graus, com máxima de 27 graus, diminuindo progressivamente ao longo da semana.

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Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Educação

Data: 14/07/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/07/14/ufv-e-considerada-2a-melhor-universidade-de-minas-e-19a-da-america-latina-segundo-pesquisa-internacional.ghtml

Título: “UFV é considerada 2° melhor universidade de Minas e 19° da América Latina, segundo pesquisa internacional”

Levantamento da revista britânica Times Higher Education considerou aspectos como ensino, pesquisa, citações, investimentos e perspectiva internacional. UFJF entrou pela primeira vez no ranking. Veja os dados.

A Universidade de Viçosa (UFV) foi considerada, a segunda melhor instituição de Minas Gerais e a 19ª da América Latina por uma pesquisa publicada pela revista britânica de educação superior Times Education (THE).

Pelo levantamento, a UFV ocupa a 12ª posição no Brasil. Já a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entrou pela primeira vez no ranking e preenche a 70ª posição entre as instituição latino-americanas. No país, o resultado geral da UFJF é o 33º lugar, enquanto no Estado, a Universidade aparece na quinta posição.

Os dados foram divulgados na última semana e classificaram 166 instituições de 13 países da América Latina. Na pesquisa são considerados aspectos, como ensino, pesquisa, citações, investimentos e perspectiva internacional.

Lidera o ranking na América Latina a Pontifícia Universidade Católica do Chile e, no Brasil, o primeiro lugar ficou com a Universidade de São Paulo (USP).

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), não foi citada na pesquisa. A lista completa pode ser conferida no site da Times Higher Education.

No ano passado, o G1 mostrou os números da pesquisa. Na ocasião, a UFV foi a segunda melhor universidade de Minas Gerais e a 17ª da América Latina. No Brasil, a instituição ocupou a 12ª posição.

Importância

De acordo com o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, é importante alcançar posições de destaque, principalmente entre universidades que possuem quadros docentes e discentes substancialmente maiores, como USP, Unesp, Unicamp, UFMG, UFRJ, dentre outras.

Além disso, David da Silva lembrou que esses resultados devem ser analisados sempre com cautela, mas “são elementos importantes e que contribuem no direcionamento de ações”.

Já a diretora de avaliação institucional da UFJF, Michele Farage, analisou de forma positiva a entrada da instituição no ranking.

“Na estreia, nossa instituição logrou uma participação positiva, ficando entre as 166 melhores universidades latinas e do Caribe e entre as 61 brasileiras. O Times Higher Education é um dos principais rankings do mundo e considera parâmetros de desempenho relacionados às missões centrais das universidades”.

Ainda conforme Michele Farage é a primeira vez que a UFJF participa desse ranking.

“Nossa perspectiva é subir nos próximos anos, não só pela melhoria que se espera em todos os aspectos na nossa atuação, mas também no maior refinamento na coleta dos dados”, finalizou.

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Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Saúde

Data: 14/07/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/07/14/ufjf-entrega-resultado-de-2400-testes-de-covid-19-para-a-prefeitura-de-juiz-de-fora.ghtml

Título: “UFJF entrega resultado de 2.400 testes de Covid-19 para a Prefeitura de Juiz de Fora”

Exames começaram a ser feitos em abril, após uma acordo firmado entre as duas instituições.

A Prefeitura de Juiz de Fora recebeu cerca de 2.400 resultados de testes para diagnóstico de Covid-19 realizados em laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre eles, 836 exames deram positivos.

Um termo de cooperação foi firmado entre o Município e a instituição em abril deste ano, para a testagem da população.

Já em maio de 2020, dois laboratórios da UFJF receberam o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Em 16 de junho, o G1 publicou que 250 resultados dos 1.200 resultados entregues pela UFJF à Prefeitura, apontaram resultado positivo.

Pandemia não está controlada

A reportagem do Integração Notícia conversou com Marcel de Toledo Vieira, representante do departamento de estatística da UFJF, que afirmou que a situação ainda não pode ser considerada controlada na cidade.

“Temos observado, desde meados de junho, uma aceleração na taxa de crescimento, tanto no número de casos, quanto no número de vidas perdidas”, afirma Vieira.

Um dos levantamentos feitos pela Universidade é o do número efetivo de reprodução R, que determina o número de médio de propagação da doença por uma pessoa contaminada.

Marcel explica que, para a situação ser considerada controlada, este número precisa estar abaixo de 1.

“Não é o caso em Juiz de Fora”, ressalta. Segundo ele, a cidade tem passados dias com o número efetivo superior à 1.

A UFJF disponibiliza acesso aos dados sobre o coronavírus por meio da plataforma “JF Salvando Todos”.

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Veículo: Meridional FM

Editoria: Ciência

Data: 14/07/2020

Link: https://meridionalfm.com.br/noticia/9b4b58f86-professora-da-unemat-vai-tentar-criar-vacina-contra-o-coronavirus-

Título: “Professora da Unemat vai tentar criar vacina contra o coronavírus”

Uma professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) de Alta Floresta está fazendo parte de um projeto que estuda a criação de uma vacina contra o coronavírus. Os estudos que estão em fase inicial na Universidade Federal de Juiz de Fora em Minas Gerais também buscam fatores ecológicos que possam minimizar a gravidade no trato respiratório de pacientes de grupos de risco. A pós-doutora em microbiologia, Julliane Dutra Medeiros explica que a ideia é utilizar uma bactéria como veículo da vacina e para isso é necessário avaliar o material genético do vírus.

Se todos os estudos forem um sucesso a vacina estará no mercado nos próximos anos já que o período de testes precisa ser respeitado. Ela destaca que, mesmo que a dose seja concluída com atraso, se comparada às outras que estão sendo desenvolvidas no mundo, o tempo é necessário para soluções científicas de qualidade.

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Veículo: Isto É

Editoria: Educação

Data: 14/07/2020

Link: https://istoe.com.br/sisu-inscritos-podem-conferir-se-foram-selecionados/

Título: “Sisu: inscritos podem conferir se foram selecionados”

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre de 2020 estão disponíveis para os 424.991 candidatos que disputam as vagas distribuídas em 57 instituições públicas de educação superior no país. O Sisu do segundo semestre de 2020 teve 814.476 inscrições para um total de 51.924 vagas disponíveis. Os candidatos poderiam se candidatar para até duas vagas.

Os candidatos podem fazer a consulta individualmente no site https://sisu.mec.gov.br/#/ e clicar em Ver Meu Boletim. Também há a possibilidade de conferir a lista dos candidatos pela instituição e curso selecionados em Lista De Selecionados 

O prazo para matrícula na instituição em que o candidato foi selecionado pela 1ª ou 2ª opção abrirá nesta quinta-feira (16) e será encerrado na terça-feira (21). Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções nesta chamada pode participar da lista da espera até o dia 21 de julho. Nesse caso, é preciso manifestar interesse em participar da lista de espera e só poderá escolher uma das duas opções escolhidas anteriormente. O resultado da lista de espera será divulgado pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 24 de julho. 

Balanço

As regiões que registraram maior quantidade de inscrições foram: Nordeste (345.902) e Sudeste (329.079), seguidas do Sul (94.361), Norte (30.376) e Centro-Oeste (14.758). A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a que recebeu mais inscrições,  com 72.526, seguida de Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com 55.281 e Universidade Federal Fluminense (UFF), com 51.050. 

Os cursos mais concorridos foram medicina, que tem 1.395 vagas e registrou 154.466 inscrições (110,73 inscrições por vaga); design de interiores, com 20 vagas e 1.481 inscrições (74,05 inscrições por vaga); e ciência de dados e inteligência artificial, que nesta edição abriu 3 vagas e computou 183 inscrições (61 inscrições por vaga).  

Intituições com maior número de inscritos:

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 72.526
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 55.281
Universidade Federal Fluminense (UFF) 51.050
Universidade Federal da Bahia (UFBA) 44.463
Universidade Federal do Piauí (UFPI) 34.722
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) 30.725
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) 30.095
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) 27.812
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 27.722
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) 27.041

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Veículo: Amazonas Atual

Editoria: Educação

Data: 14/07/2020

Link: https://amazonasatual.com.br/mp-investiga-contrato-de-2015-da-seduc-com-universidade-mineira-para-mestrado/

Título: “MP investiga contrato de 2015 da Seduc com universidade mineira para mestrado”

MANAUS – O MP-AM (Ministério Público do Amazonas) abriu inquérito civil para apurar se o valor de um contrato de 2015, de R$ 4,6 milhões, da Seduc (Secretaria de Estado de Educação do Amazonas) com a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), é equiparável ao firmado com a Secretaria de Cultura de Minas Gerais. O negócio com a Seduc foi para oferecer curso de mestrado para servidores da secretaria.

A abertura do procedimento consta na Portaria 0023/2020/46PJ, publicada no diário eletrônico oficial do MP-AM, na edição de segunda-feira, 13. O ato é assinado pela promotora de Justiça Sheyla Dantas Frota, da 46ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção do Patrimônio Público.

A investigação envolve o Contrato nº 14/2015, cujo objeto consiste na prestação de serviços técnicos, administrativos e pedagógicos, para a realização do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, voltada para atender 60 professores e pedagogos da Seduc. O prazo do contrato foi de 24 meses e o valor foi de R$ 4.646.495,51.

A portaria não cita as irregularidades suspeitas, mas a promotora quer comparar os preços. Frota deu o prazo de 15 dias para que o Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) apresente a proposta de preço apresentada pela UFJF à Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais e a cópia do contrato firmado com aquela secretaria.

De acordo com a promotora, as investigações começaram a partir de um procedimento preparatório que não foi concluído e, por isso, foi convertido em inquérito civil. “Considerando que o prazo do referido Procedimento Preparatório se esgotou sem que tenham sido concluídas todas as diligências necessárias ao deslinde do fato apurado”, diz trecho da portaria.

Procurada pela reportagem, a Seduc-AM informou que prestará todas as informações ao MP-AM quando for notificada.

Leia a nota na íntegra:

NOTA

A atual gestão da  Secretaria de Estado de Educação e Desporto informa que, tão logo seja notificada,  terá total interesse em prestar todas as informações ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM), a fim de sanar quaisquer dúvidas sobre o contrato nº 14/2015, prezando pela transparência no serviço público. Vale ressaltar que a contratação, realizada em 2015,  trata da prestação de serviços técnicos, administrativos e pedagógicos, para a realização do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação de Educação Pública, firmado entre a secretaria de educação e a Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Educação

Data: 15/07/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/07/15/reitor-da-ufjf-anuncia-medidas-para-retomada-remota-das-atividades-academicas.ghtml

Título: “Reitor da UFJF anuncia medidas para retomada remota das atividades acadêmicas”

A instituição suspendeu o calendário acadêmico de 2020 por tempo indeterminado após o avanço do novo coronavírus.

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, anunciou nesta quarta-feira (15), ações que têm sido tomadas para permitir a retomada das atividades acadêmicas de maneira remota na instituição.

As atividades na UFJF foram suspensas no dia 17 de março. A Universidade também suspendeu o calendário acadêmico de 2020 por tempo indeterminado após o avanço do novo coronavírus.

Entre as medidas que são realizadas estão:

  • Realização do Diagnóstico das Condições de Acesso Digital;
  • Aprovação de ensino emergencial remoto para a pós-graduação;
  • Medidas para a continuidade dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dos programas e projetos de extensão;
  • Criação de comissões para discutir os diversos aspectos envolvem a situação.

Conforme Marcus David, a expectativa é apresentar ao Conselho Superior (Consu), até o dia 31 de julho, propostas para o retorno das atividades da graduação de forma remota.

No dia 6 de julho, o G1 mostrou que a Consu aprovou o ensino remoto emergencial para pós-graduação.

Ações tomadas

Desde o final de maio, a Administração Superior da instituição realiza planejamentos com o objetivo de garantir o retorno das ações universitárias.

Segundo o reitor, a primeira ação realizada foi o Diagnóstico das Condições de Acesso Digital, respondido por mais de 18 mil estudantes, docentes e técnicos administrativos em educação (TAE) da instituição.

“Em 2 de julho, o Conselho Superior da UFJF constituiu seis comissões para tratar sobre a retomada das atividades acadêmicas, sendo uma delas direcionada para o ensino superior e outra para as ações da educação básica”.

Entre as comissões, há uma específica para levantar a necessidade de investimentos em questões de tecnologia e infraestrutura. Outra aborda o processo de inclusão do segmento estudantil.

“Também há uma comissão para pensar sobre as questões de infraestrutura e saúde e que pondera tudo o que precisa ser feito para garantir a retomada das atividades da UFJF. A última comissão é focada nas condições de trabalho e analisa os aspectos de saúde dos nossos trabalhadores, oferecendo as melhores condições possíveis para a realização dos trabalhos”, explicou Marcus David.

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Veículo: Acessa

Editoria: Educação

Data: 14/07/2020

Link: https://www.acessa.com/negocios/arquivo/noticias/2020/07/14-critt-apresenta-inovacoes-para-enfrentar-covid-19/

Título: “Critt apresenta inovações para enfrentar Covid-19”

A vice-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Silva, é uma das convidadas, essa semana, do projeto “Critt na Quarentena”, uma série de eventos on-line promovidos pelo Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) desde o início do isolamento social. Desta vez, os debates abordam a busca por soluções para enfrentar a pandemia do novo coronavírus desenvolvidas no âmbito acadêmico.

Critt Talks

Girlene participa, como mediadora, nesta quarta, 15, às 15h, do Critt Talks. A webconferência pretende apresentar dois produtos inovadores: o Face Shield TEZ, um protetor facial de material polimérico criado por professores do Instituto de Artes e Design (IAD/UFJF), e o Ventilador Mecânico Eletropneumático Simples (VMEPS) de Aplicação Específica para Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (ARDS), uma tecnologia que consiste em um ventilador mecânico compatível com as necessidades do paciente.

O evento, que conta ainda com a participação do diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado, pode ser acompanhado na plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Para participar, é necessário realizar inscrição gratuita no Sympla.

Critt Lives

Já na quinta-feira, 16, às 17h, o tema “Como fazer parcerias de negócios com a UFJF?” será abordado numa live, no perfil do Critt no Instagram. O debate conta com a participação da gerente de Planejamento e Gestão do Critt, Débora Marques, e da colaboradora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UFJF), Vanessa Campos. A inscrição pode ser feita por aqui.

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Veículo: Barbacena Online

Editoria: Cultura

Data: 14/07/2020

Link: https://barbacenaonline.com.br/seminario-sobre-imigracao-italiana-no-estado-abre-edital-para-receber-pesquisas/

Título: “Seminário sobre Imigração Italiana no Estado abre edital para receber pesquisas”

Até o dia 15 de agosto estão abertas as inscrições para a indicação de pesquisas em forma de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos para o “X Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais”, que será realizado entre os dias 06 e 10 de outubro de 2020, na modalidade remota.

Os trabalhos devem ser elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, que versem sobre o tema “A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais” e as seguintes linhas temáticas: “O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira”; “A formação cultural e identitária em suas manifestações materiais e imateriais”; e “A difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais”.

O X Seminário é promovido pela Ponte entre Culturas e o Consiglio Generale degli Italiania ll’Estero – CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) em parceria com as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Juiz de Fora (UFJF – Campus Sede e Campus Governador Valadares) e conta com o apoio institucional do Consulado da Itália em Belo Horizonte e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) – Governo do Estado de Minas Gerais.

A participação é pública e as inscrições são gratuitas. Os textos a serem encaminhados devem ser originais e inéditos, podendo ser apresentados nos idiomas português e italiano. 

Acesse o Edital https://bit.ly/3gRMgDw.

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Veículo: ES Hoje

Editoria: Educação

Data: 14/07/2020

Link: https://eshoje.com.br/alunos-da-rede-estadual-capixaba-passarao-por-avaliacao-diagnostica/

Título: “Alunos da rede estadual capixaba passarão por avaliação diagnóstica”

A partir desta quarta-feira (15) a Secretaria da Educação (Sedu) dará início à aplicação das Avaliações Diagnósticas, que visam identificar as aprendizagens e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 2019. Será um importante momento para levantar evidências e identificar possíveis defasagens de aprendizagens e, a partir da análise dos resultados, ter uma melhor compreensão da turma em relação às habilidades consolidadas para nortear o planejamento, as propostas de intervenções pedagógicas e a continuidade do processo educativo.

As avaliações não serão pontuadas e poderão ser realizadas pelos estudantes em casa, no formato on-line. Aqueles que não tiverem acesso à Internet poderão realizá-las na escola, por meio de equipamentos na unidade de ensino, ou ainda, no formato impresso, caso haja necessidade.

Todo o processo de realização das avaliações pelos estudantes será monitorado pela direção escolar e pela Subgerência de Avaliação Educacional da Sedu por meio da plataforma do CAED/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora).

Todo o trabalho foi elaborado pela Sedu em parceria com o CAED, tendo como base o Currículo do Espírito Santo (Educação Infantil e Ensino Fundamental), de 2018, e o Currículo Básico Escola Estadual (Ensino Médio), de 2009. “As respostas das avaliações realizadas no formato on-line serão coletadas automaticamente por uma plataforma de resultados, já as realizadas de forma impressa, deverão ser lançadas pelo professor aplicador na referida plataforma. Os resultados serão analisados e disponibilizados para as escolas por meio de relatórios categorizados por turma, possibilitando identificar as habilidades desenvolvidas e as não consolidadas pelos estudantes”, afirmou a subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre.

Cronograma

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, que são o público-alvo das avaliações diagnósticas neste momento, deverão seguir um cronograma que será direcionado por Componentes Curriculares para cada etapa de ensino.

– 15 a 20/07: Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9ª ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries);

– 22 a 27/07: Filosofia e Sociologia, para o Ensino Médio (2ª e 3ª séries), e Inglês para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries);

– 29/07 a 03/08: História e Geografia, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries);

– 05 a 10/08: Ciências, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e de Física, Química e Biologia para estudantes do Ensino Médio (1ª a 3ª séries).

Veja aqui as informações sobre as Avaliações Diagnósticas:

Local: O aluno poderá realizar as avaliações em casa (no formato online) e na escola (formato online ou impresso).

Acesso: O link de acesso estará disponível, a partir desta quarta-feira (15), dentro de cada turma no Google Sala de Aula.

Monitoramento:  a direção escolar (por meio da plataforma do CAED) poderá monitorar a realização das avaliações dos estudantes; e a equipe da Subgerência de Avaliação Educacional/SEDU também realizará o monitoramento de toda a Rede Estadual.

Resultados: As respostas das avaliações realizadas no formato online serão coletadas automaticamente, já as realizadas de forma impressa, no retorno das aulas presenciais, deverão ser lançadas pelo professor aplicador na referida plataforma. Após a realização das avaliações de todos os Componentes Curriculares previstos, as escolas receberão relatórios categorizados por turma, possibilitando identificar as habilidades desenvolvidas e as não consolidadas pelos estudantes.

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