Servidores Técnico-Administrativos em Educação, professores e trabalhadores terceirizados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que estejam trabalhando remotamente ou de maneira semipresencial têm até às 23h59 do próximo domingo, 19 de julho, para responderem ao questionário “Condições de Trabalho e Gestão de Pessoas”. A iniciativa visa levantar informações e dados necessários ao desenvolvimento dos trabalhos da Comissão de Condições de Trabalho e Gestão de Pessoas, instituída pela Resolução nº 15/2020 do Conselho Superior (Consu) com o objetivo de diagnosticar e propor soluções de curto e médio prazo para questões relativas às condições de trabalho em home office, incluindo questões relativas à saúde mental e à ergonomia durante a suspensão das atividades presenciais não essenciais e estratégicas.
A Comissão, que vem se reunindo remotamente desde o dia 18 de junho, é constituída por membros do Conselho Superior, contando com diretores de Unidades Acadêmicas, pró-reitores, entidades sindicais e estudantis, além de especialistas na área de saúde e segurança do trabalho.
“Estamos nos reunindo semanalmente e, como fruto do trabalho desta Comissão, foi criado esse questionário complementar, com vários sinalizadores e indicadores que podem auxiliar as propostas que surgirão desta Comissão, para tentarmos sanar eventuais problemas e oferecermos aos trabalhadores um trabalho de qualidade, em condições razoáveis, em meio a este período ímpar, de suspensão das atividades presenciais. Tudo feito dentro das condições de uma instituição pública, como a UFJF”, explica a coordenadora da Comissão, Kátia Maria Castro.
O questionário
O questionário, destinado exclusivamente a trabalhadores da Universidade, é composto por 16 questões simples e objetivas. O tempo de resposta varia de 5 a 10 minutos. Será aceita uma única resposta por participante, não sendo possível alteração de respostas ou retificações posteriores.
Caso seja identificado mais de um questionário contendo os mesmos dados de identificação do respondente, o mesmo será invalidado e as respostas serão excluídas do resultado da pesquisa.
Os dados de identificação não serão divulgados; no entanto, serão utilizados para fins de validação de respostas, por meio de verificação dos números com os dados cadastrados nos sistemas institucionais.
Os dados coletados através do Diagnóstico das Condições de Acesso Digital realizado pela Administração Central, bem como pelo presente questionário, servirão de base para que a Comissão possa levar proposições ao Consu, com o intuito de melhorar as condições de trabalho e a gestão de pessoas, dentro do contexto do home office, imposto pela pandemia de Covid-19.
Kátia ressalta a importância da participação dos trabalhadores no processo. “O questionário é simples, muito rápido de responder e o ideal é que seja respondido pela maioria dos trabalhadores, para que se tenha um diagnóstico mais contemplativo, quanto às eventuais necessidades dos trabalhadores da UFJF. Muitos aspectos já estão resolvidos; a própria Pró-reitoria de Gestão de Pessoas tem trabalhado, desde o início dessa pandemia, para oferecer cartilhas, todo o suporte emocional, técnico e tecnológico para as pessoas. Então, já temos tido muito sucesso, mas o trabalho da Comissão, com toda certeza, irá complementar as ações já realizadas e disponíveis na página da Progepe e de outros órgãos, como a Diretoria de Imagem Institucional.”
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