O hackathon deste ano busca tecnologias inovadoras para o novo cenário pós-pandemia

Estão abertas as inscrições para o 2º Hackathon: Gestão, Inovação e Saúde do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV).  Trata-se de uma maratona em que os participantes, divididos em equipes, precisam desenvolver projetos tecnológicos inovadores que possam ser utilizados pela área de saúde.

Podem participar do desafio professores, técnicos de quaisquer unidades e estudantes – incluindo aqueles que concluíram a graduação a partir do semestre 2018/03 – de todos os dez cursos do campus. As inscrições terminam em 15 de agosto.

O evento é on-line, e acontece nos dias 22 e 23 de agosto. Ao todo, dez equipes vão competir em busca de soluções para as necessidades geradas pela covid-19 e para os desafios pós-pandemia. Serão premiados os dois melhores projetos em cada um dos dois eixos do desafio: gestão e saúde.

O hackathon é uma iniciativa do Grupo de Trabalho em Inovação, Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UFJF-GV (GT Inovação), que é vinculado ao Critt, órgão da universidade responsável por valorizar e fomentar soluções inovadoras no ambiente acadêmico. Além disso, o evento deste ano conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Governador Valadares e do Sebrae.

A primeira edição do desafio aconteceu em 2019 e reuniu 28 equipes, que encararam uma maratona de 14 horas de atividades.

De acordo com a coordenadora do GT Inovação, a expectativa é que este hackathon possa revelar soluções para o novo cenário. “Com as mudanças devido a pandemia, muitas novas demandas tem surgido e com isso muitas oportunidades, em especial no setor de saúde. Então, esperamos que ao envolvermos toda a comunidade acadêmica possamos contribuir com o desenvolvimento de novos negócios e novas tecnologias que atendam às demandas da sociedade”, afirma Nádia Carvalho.

Para mais informações e inscrições, acesse o site do GT Inovação.