A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) realizará, nesta terça-feira, dia 23, às 20h30, uma live com a temática “Espiritualidade como estratégia de proteção à saúde mental durante a pandemia”. O debate, transmitido por meio das redes sociais da associação, conta com a participação do professor associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Alexander Moreira Almeida.
A discussão visa abordar a espiritualidade como um importante fator de proteção e prevenção de doenças mentais, principalmente, quando feita em paralelo a outras ações, como exercício físico regular e alimentação saudável. Além de Alexander-Moreira, estarão presentes os doutores Anahy Fagundes e Bruno Paz Mosqueiro, que, juntos, discutirão questões como qual o papel da espiritualidade em uma pandemia e como ela pode funcionar como uma estratégia contra transtornos mentais.
A live, que contará com espaço para perguntas dos espectadores, será transmitida pelo Facebook, canal do Youtube, Instagram e site da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Também diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da UFJF, Alexander-Moreira explica que “durante o período da pandemia, há uma série de desafios que as pessoas precisam enfrentar; como mudança de rotina, preocupações em relação à saúde, desafios de questão financeira, etc. É um tempo de grande estresse para muitas pessoas. Há, então, várias estratégias de enfrentamento para esses problemas, e uma delas é usar a própria espiritualidade no modo de enxergar o mundo e de lidar com as dificuldades. A espiritualidade já é tradicionalmente muito utilizada para lidar com desafios, questões de doenças, etc. O que será trabalhado na live, então, é como, na prática, a espiritualidade pode ser usada de modo saudável para lidar psicologicamente com a questão da quarentena, de uma forma que ela possa servir como um fator de crescimento pessoal para cada um.”
Artigo em destaque
O artigo “Religiousness and mental health: a review”, colaboração de Alexander-Moreira com Francisco Lotufo Neto e Harold G Koenig foi publicado em 2006 na Revista Brasileira de Psiquiatria e conta, hoje, com mais de mil citações no Google Acadêmico. O artigo apresenta a relação entre religião e saúde mental através dos anos, mostrando que maiores índices de religiosidade estão positivamente associados com indicadores de bem-estar psicológico, como satisfação, felicidade, afeto e boa moral. O estudo é o quarto mais citado em todo o Google Acadêmico quando se pesquisa por “religion: mental health”.