Neste domingo, 31 de maio, o município de Juiz de Fora completa 170 anos em meio a uma pandemia do novo coronavírus, com mais de 600 casos confirmados para a doença e mais de 30 óbitos pela Covid-19. O cenário não permite uma típica comemoração, mas os inúmeros esforços que estão sendo realizados para o combate ao vírus inspiram uma reflexão sobre a importância de se cuidar da cidade e do seu povo. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem feito seu papel neste momento, com pesquisa, suporte ao município, atendimento à população e ações de solidariedade.
Como parte da cidade de Juiz de Fora, a UFJF vem desenvolvendo ações com o objetivo de combater o avanço do novo coronavírus no município. Atualmente 22 pesquisas relacionadas ao vírus ou à Covid-19 estão em andamento ou em fase de submissão. Algumas delas já trazem resultados importantes para a cidade, como a publicação de notas técnicas sobre a evolução da doença em Juiz de Fora, usadas para orientar políticas de contenção das transmissões, como o isolamento social. Duas ações com intuitos semelhantes são realizadas na UFJF pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica da Faculdade de Medicina.
A pesquisa realizada na UFJF também tem auxiliado o município na contabilização de novos casos da Covid-19. Em dois laboratórios no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e na Faculdade de Farmácia são realizados testes para diagnóstico do novo coronavírus em pacientes de Juiz de Fora. Somada, a capacidade de ambos é de cem testes diários, com o resultado disponível em até 48 horas após o recebimento das amostras. Os resultados obtidos pelos testes realizados no campus são contabilizados e entram diretamente para as estatísticas do município e do governo de Estado de Minas Gerais, sem necessidade de contraprova, auxiliando na elaboração de políticas públicas de saúde.
HU amplia capacidade
Esperando um aumento na demanda por vagas hospitalares em Juiz de Fora, o Hospital Universitário da UFJF ampliou de um para 24 o número de leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, sendo oito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 de enfermaria. Para tal, foram realizadas obras de ampliação, com construção de antecâmaras nos quartos e antecâmara no corredor, fechamento da área de ventilação e construção de duas antecâmaras de entrada e saída.
Mais de 1.700 trabalhadores atuam nas duas unidades do hospital, incluindo professores, técnico-administrativos, funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e terceirizados. Os profissionais têm sido constantemente capacitados quanto ao manuseio de equipamentos de proteção individual, paramentação, desparamentação, fluxo de entrada e saída e recepção aos pacientes.
Face shields e álcool gel
A fabricação e a distribuição de equipamentos de proteção individual e de insumos é outro destaque do apoio da UFJF no combate ao novo coronavírus em Juiz de Fora. Até o momento, mais de 14 mil viseiras de proteção reutilizáveis e ajustáveis, conhecidas como face shields, foram produzidas por iniciativa do Grupo de Robótica Inteligente (Grin) e do Laboratório de Modelagem Digital e Prototipagem (Laprot). Mais de 10 mil unidades já foram distribuídas a hospitais, associações e serviços de saúde públicos, privados e filantrópicos de Juiz de Fora.
A Farmácia Universitária é um dos polos de produção e distribuição de álcool gel 70 para os serviços de saúde da região. Especificamente para Juiz de Fora, a contribuição tem sido muito relevante. Em parceria com a Prefeitura, a UFJF já produziu e entregou mais de 1.800 quilos de álcool gel para os serviços de saúde municipais. Os insumos são advindos de doação realizada por empresários da cidade ao município. Até então, o Hospital Universitário, a Fundação Hemominas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam mais de 125 quilos do produto.
O Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) também tem trabalhado diluindo e distribuindo álcool 70 a partir de insumos doados pela BR Distribuidora. Mais de 200 litros do produto já foram entregues ao Samu para higienização dos veículos que transportam pacientes.
Atendimento à população
A instituição, por meio do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, auxiliou no desenvolvimento de dois sistemas de atendimento a moradores da cidade sobre como proceder em caso de suspeita da doença. O Disque-coronavírus – (32) 3512-0768 – e o Busco-Saúde são integrados e funcionam como call center de informações sobre a doença. Por meio deles é possível fazer um auto diagnóstico para verificar se o caso se encaixa como suspeito de Covid-19. Os sistemas também foram desenvolvidos por duas startups ligadas ao Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), a incubada Automaway e a pré-incubada DAP Solutions.
Ações de solidariedade
Diversas ações de solidariedade são demonstrações do apreço da comunidade acadêmica da UFJF pela cidade de Juiz de Fora. Até o momento, foi possível identificar ações de solidariedade realizadas por diversos cursos, departamentos e unidades, entre eles Colégio de Aplicação João XXIII, Curso de História, Departamento de Química, Pró-reitoria de Extensão, Centro de Ciências, Faculdade de Odontologia, Instituto de Artes e Design, Faculdade de Enfermagem e Hospital Universitário. As ações englobam distribuição de alimentos, material de higiene pessoal, máscaras de tecido, sabão líquido, sabão em barra, kits de higiene bucal e orientação sobre como obter o auxílio emergencial. Somam-se em todas as ações milhares de itens distribuídos. Ao todo os diversos projetos e programas da UFJF estão realizando 52 ações de extensão e 18 ações culturais relacionadas ao combate ao novo coronavírus.
UFJF tem parcerias com o município
Tornando ainda mais próxima a relação da UFJF com o município e sua população, foram firmadas quatro parcerias entre a Instituição e a Prefeitura de Juiz de Fora. Além do Disque-coronavírus, do Busco-Saúde, da fabricação de álcool gel e da realização de testes, a UFJF integra o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, formado pela Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpor de Bombeiros, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Conselho Municipal da Saúde, hospitais da cidade, Ministério Público e Câmara Municipal.
O reitor da UFJF, Marcus David, ressalta a importância da Universidade, não só nas áreas educacional e econômica, mas também nas ações e parcerias que têm realizado com o município em um momento de crise causado pelo novo coronavírus. “Nossos professores, professoras, técnico-administrativos em educação e estudantes estão se esforçado incansavelmente no enfrentamento dessa pandemia. A UFJF como universidade pública tem demonstrado sua importância estratégica no apoio à nossa sociedade e à nossa cidade. Seja no Hospital Universitário, nas notas técnicas, na produção de insumos e EPIs, no desenvolvimento de softwares, nas campanhas informativas e no atendimento à população vulnerável, precisamos fazer um agradecimento ao trabalho da nossa comunidade, que entrega de volta à cidade de Juiz de Fora, em seus 170 anos, o melhor do esforço que pode realizar em tempos tão difíceis.”