MANIFESTAÇÃO DE APOIO
Como um dos principais vetores de promoção e valorização da cultura nos contextos local e regional, a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora manifesta seu apoio à Carta do Grupo Emergencial de Artistas pela Cultura de Juiz de Fora-MG, na luta pela defesa da produção artístico-cultural local em momento tão crítico.
A Procult se solidariza com os produtores culturais e artistas da cidade, na totalidade dos trabalhadores deste setor, se disponibilizando a ceder dois de seus espaços mais nobres, o Cine-Theatro Central e o Centro de Conservação da Memória, como suportes na recepção das doações mencionadas na Carta como emergenciais, uma vez que são locais que dispõem de segurança 24 horas.
A Universidade, em sua missão de estreitar os laços entre a comunidade acadêmica e a externa, pauta suas ações por iniciativas de democratização de seus espaços. Projetos como o Luz da Terra, no Cine-Theatro Central, surgiram com esse propósito e, sobretudo nesse momento e pensando como contribuir no contexto da pós-pandemia, estudamos sua reformulação para adequá-lo tanto às necessidades já observadas em 12 edições, quanto à nova realidade da cultura a partir de agora.
Apoiar a causa da classe artística se faz fundamental para a superação das dificuldades geradas neste momento que nos afeta a todos. Soluções criativas devem prevalecer, assim como os esforços e a consciência da força que representa a união dos trabalhadores da cultura para a superação dos problemas gerados e/ou agravados pela pandemia.
Valéria Faria, pró-reitora da Cultura
Flávio Lins, diretor do Forum da Cultura
Hellem Pimentel, regente do Coral UFJF
Luciane Monteiro, diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana
Luiz Cláudio Ribeiro, diretor do Cine-Theatro Central
Marcos Olender, diretor do Centro de Conservação da Memória
Marcus Medeiros, diretor do Centro Cultural Pró-Música e da Escola de Artes Pró-Música
Ricardo Cristofaro, diretor do Museu de Arte Murilo Mendes
Tarcísio Greggio, diretor do Memorial da República Presidente Itamar Franco