Imunização em drive thru reduz risco de exposição ao novo coronavírus (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

No próximo sábado, 23, o campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece um drive thru de vacinação contra a influenza H1N1. A campanha acontece pela segunda vez na Instituição e é destinada a pessoas com 60 anos ou mais; adultos entre 55 e 59 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Assim como na primeira fase, a ideia é que as pessoas possam ser imunizadas sem sair do carro, reduzindo risco de exposição ao novo coronavírus. A vacinação ocorrerá de 8h às 16h no estacionamento da Faculdade de Educação, próximo à cantina. Além do documento de identificação, é necessário que os interessados levem um documento que comprove a necessidade da imunização, como carteira profissional, documento que comprove exercício da profissão, atestado ou declaração médica. Os imunizados receberão um adesivo com as informações sobre a dose para ser colado posteriormente no cartão de vacinação.

A orientação é que as pessoas usem alguma roupa que facilite a aplicação da vacina e estejam utilizado máscaras. Pessoas que apresentam algum quadro de síndrome gripal ou estejam em quarentena indicada por médico não devem se vacinar no momento.

A vacinação é uma parceria entre a UFJF e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Na primeira fase, entre os dias 23 e 28 de março, a Universidade imunizou 6.782 pessoas por meio do sistema drive thru.

Vacina trivalente

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha. Essa vacina não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.